logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 10/05/2014 | 17:23

Justiça Eleitoral inicia busca por mesários

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

As eleições para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República estão cada dia mais perto. Por conta disto, a Justiça Eleitoral busca pessoas para que trabalhem de mesárias voluntariamente no pleito deste ano. Alguns, já deixaram o nome à disposição. Em Içara, uma delas é a auxiliar de escritório e moradora do bairro Santa Cruz, Marcelina De Vila. Ela já foi convocada duas vezes pela Justiça Eleitoral e participou como fiscal.

“Já coloquei meu nome à disposição da Justiça Eleitoral e se me chamarem com certeza irei. É um interesse próprio de participar efetivamente desse dia diferente para o nosso país. Até porque não sou ligada a nenhum partido político. É um dia importante e quero contribuir mais. Precisamos nos envolver com essas questões, porque representa amor à Pátria e nós podemos contribuir”, comenta.  

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, a divulgação maciça na tentativa de encontrar candidatos que se disponibilizem a trabalhar na eleição será a partir da próxima semana. Os interessados contam com duas formas de colocar o nome à disposição. Uma delas é através o site do TRE de Santa Catarina (www.tre-sc.gov.br), em que o eleitor encontrará um link para inscrição de mesário voluntário. A outra é comparecendo ao cartório e fazer o cadastro. Um mês antes, os convocados devem passar por treinamento.

De acordo com Marcos Moraes, embora o trabalho seja voluntário quem participa de pleito como mesário conta com algumas vantagens. “A primeira delas é para estudantes, já que os serviços prestados para a Justiça Eleitoral contam como horas curriculares nas universidades. Além disso, serve como critério de desempate em concursos públicos, além da dispensa do serviço sem prejuízo, como desconto no salário ou qualquer outro benefício que o trabalhador venha a receber”, explica. “A cada dia à disposição da Justiça Eleitoral, significam dois dias de folga no serviço, com todos os direitos garantidos”, completa o chefe do cartório içarense.

“A princípio o mesário trabalha na seção em que vota. Mas, caso a seção já tenha gente suficiente, pode acontecer de o trabalhador realizar o serviço em outra seção ou até em outro local, desde que não dificulte o deslocamento dele tanto para trabalhar quanto para votar”, informa Marcos. O Cartório Eleitoral de Içara está situado na Rua Vitória, no Centro. O telefone para contato é o (48) 3432-3174. O atendimento comumente acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 19h.