Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 05/10/2018 | 11:37
Material de campanha é recolhido e comitês são notificados em Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O período eleitoral em Içara teve três intervenções realizadas pelo Cartório Eleitoral até agora. Ao todo, duas caixas de material de campanha foram recolhidas preventivamente devido a presença do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato. Além disso, houve a notificação de dois comitês eleitorais por causa do uso de adesivos e faixas com a caracterização do efeito de outdoor, portanto, fora do padrão permitido.
“O material de campanha apreendido era antigo e estava separado dos demais”, detalha o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Içara, Marcos Antônio da Silva Moraes. O recolhimento após a impugnação da candidatura de Lula foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os mandados de busca e apreensão incluiram agências e centros de distribuição dos Correios, comitês e diretórios em todo o estado.
“Nosso papel no primeiro grau é de acompanhar os atos de preparação das eleições, receber denúncias e remetê-las para a Procuradoria. Também promovemos as ações penais, mas até o momento não recebemos nenhum inquérito”, indica, por vez, o promotor eleitoral da Comarca de Içara, Marcus Vinicius de Faria Ribeiro. “Nestas eleições, por não serem municipais, as ações eleitorais são de competência do TRE/TSE”, pontua.