André Dal Pont [Câmara Municipal]
Política | 01/11/2017 | 18:49
Metas e ações da gestão de resíduos são apresentadas no Legislativo
Redação | com a colaboração de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Compartilhar:
A coleta seletiva não será mais um instrumento opcional, mas obrigatório. Além disso, os resíduos perigosos precisarão ter a produção reduzida. Os detalhes contidos na Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Içara foram apresentados aos vereadores nesta terça-feira, dia 31. O projeto de lei tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal.
“Esse projeto é muito importante para a cidade, necessitando de muita atenção e estudo”, coloca o relator, Geraldo Baldissera (PMDB). “O plano é feito pelo apelo popular, por isso houve três audiências públicas para tratar sobre o assunto. Foi realizado um diagnóstico e discutido o prognóstico para daqui 20 anos e, a partir desses dois, foi feita a minuta da lei”, explica o biólogo da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Ricardo Garcia.
De acordo com o profissional, o Plano de Resíduos Municipal deriva da Política Federal de 2010, segundo a qual todos os municípios terão que fazer para integrar o Poder Público, os geradores e a sociedade civil. Um comitê diretor gerenciou o projeto acompanhado pela SC Engenharia. Antes de ir à votação, os vereadores cogitam a realização de uma audiência pública ainda para apresentar o projeto à sociedade.