logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 03/04/2012 | 21:53

MP apura nepotismo na Prefeitura

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Conforme esclarece o Conselho Nacional de Justiça, nepotismo é o favorecimento dos vínculos familiares nas relações de trabalho. Isto significa a substituição de processos seletivos de mérito por laços de parentesco. Este tipo de benefício é investigado atualmente pelo Ministério Público sobre o Poder Executivo e Legislativo de Içara. Um procedimento preparatório foi instaurado em 27 de março e teve o extrato incluso no Diário Oficial desta terça-feira, dia 3.

O procedimento aberto é uma investigação tratada diretamente pela promotora substituta Marcela Hülse Oliveira. Se comprovado o nepotismo pode virar uma ação judicial. Do contrário acabará arquivado. Constam como partes o prefeito Gentil Da Luz, Antônio de Mello, Silvio João Viana, Vanusa Fernandes, Anildo Luiz Zanardi e Micélia Luiz. Além dos servidores, estão inclusos também vereadores. Contudo o nome dos parlamentares não foi divulgado.

Ao tomar conhecimento pelo portal Canal Içara, o secretário de Agricultura Silvio Viana confirma que possui a filha e a nora vinculadas ao Município. Todavia, coloca que ambas passaram por processo seletivo. "O que me estranha é que o vice-prefeito possui uma sobrinha aqui na secretaria em cargo comissionado e ele não foi citado", contra-ataca em referência a José Zanolli. "Eu não fiz nenhuma indicação", responde Zé.

Secretário de Administração, Anildo Zanardi deve sair da pasta ainda nesta semana. Segundo ele, a decisão não está relacionada a manutenção do filho na Prefeitura. "Vou me dedicar aos trabalhos da igreja. Isto foi discutido por quase dois meses", argumenta. "Já tinha conhecimento da investigação do Ministério Público. Vou me defender", completa.

Outro secretário que deve sai esta semana é Antônio de Mello. Deixará a pasta de Educação e retorna então para a Câmara Municipal. Ele foi procurado por telefone, porém, não atendeu a nenhum dos insistentes chamados. O mesmo ocorreu com Gentil e Micélia. "Sou funcionária efetiva desde 1999 e não ocupo cargo comissionado", respondeu Vanusa.

"Mandei uma recomendação para todos os secretários para que fosse detectado se há nepotismo", esclarece o procurador Walterney Réus. "Não tivemos nenhuma denúncia de nepotismo. Sabemos que há o problema, mas isto ocorre em toda administração", declara a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara, Vera Regina Vieira. "O que nós fizemos até agora foi pedir a lista das pessoas os locais em que atuam. Tem gente que nem trabalha. Só vai para receber", denuncia.