Política | 29/10/2009 | 20:25
“Não é chic não”, dizem progressistas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para os advogados da coligação “Por uma Içara mais forte”, uma das maiores dúvidas sobre o possível recurso do grupo opositor é a utilização de pessoas com trânsito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o advogado do Partido Progressista, Gabriel Schonfelder, as declarações dadas pelo prefeito Gentil Da Luz sobre isto serão entregues à todos os ministros da instância máxima eleitoral, para que eles tomem conhecimento do fato. É que conforme alegado pela acusação, um dos reforços anunciados pela coligação vencedora do pleito em 2008, “Por uma Içara mais humana”, já foi até mesmo ministro do TSE. “Queremos saber que tipo de trânsito é este”, questionou Gabriel durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 29.
Acesse:
» TRE publica acórdão da cassação
» “Sou chic, vou para o TSE”, diz Gentil
» Sentença do TRE destrava investigação
» Cassação pode mexer na Câmara
» TRE cassa prefeito de Içara
» Relembre as Eleições Municipais de 2008
No encontro com a imprensa, também estava o advogado Fabiano Castanhetti e o presidente da sigla, em Içara, Arnaldo Lodetti Júnior. Todos com um discurso acertado sobre, por exemplo, a comparação da derrota de Gentil Da Luz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a morte do pai do peemedebista, declarada numa coletiva de imprensa realizada pelo prefeito da cidade há exatamente uma semana. Para eles, o ato é eleitoreiro. E tem como objetivo causar comoção na população para uma futura eleição.
Sobre a sentença pela cassação, determinada em segunda instância pelo TRE, o grupo acredita que será mantida. E chega a falar na possibilidade de não haver recurso. De acordo com Fabiano, a defesa do prefeito Gentil da Luz e do vice-prefeito José Zanolli terá que buscar jurisprudência para que o processo possa ter continuidade. E baseados na falta de casos elencados por Vânia Petermann Ramos de Mello, se mostram positivos em relação a manutenção da sentença sem nem mesmo um novo julgamento. A expectativa é por novas eleições ainda no início de 2010. E caso chegue a subir ao TSE, tenha um parecer final dos ministros antes de 20 de dezembro, quando iniciará o recesso judicial.
Na coletiva de imprensa realizada no Diretório Municipal do partido, o grupo progressista ainda falou sobre os processos sofridos contra o ex-prefeito Heitor Valvassori, inquéritos policiais com gravações de vídeos e governabilidade da atual Administração Municipal. Mas, se esquivou ao ser questionado sobre um possível pronunciamento de Heitor sobre a reprovação das contas públicas da Prefeitura, de 2007, ou sobre nomes cogitados para uma possível eleição. Em caso de um novo pleito municipal antes de 2012, Arnaldo afirmou que não deverá ser candidato. Confira:
INTERFERÊNCIA POLÍTICA (Gabriel): Dá mesma forma que nós acompanhamos o processo no TRE, vamos acompanhar em Brasília. Influência política nenhuma irá interferir no resultado do pleito. Podem ter certeza disto.
CAIXA DOIS (Gabriel): A título de exemplificação, temos este material da campanha [lona de campanha da coligação “Por uma Içara mais humana”], que não consta na prestação de contas, nem como doação.
CAIXA DOIS (Fabiano): Depois que eles entregaram, analisamos a prestação de contas. E não tinha gasto com gasolina. (...) Então o que nós fizemos? Apresentamos uma petição perante o juiz eleitoral sobre a falta de combustível. Ou eles não pagaram. Ou então pagaram através do caixa dois. O que eles fizeram? Pegaram um candidato a vereador que ainda não tinha entregado a prestação de contas. Esse candidato pegou a gasolina que ele comprou e fez a doação para o Gentil. Só que passado alguns meses, esse candidato nos procurou e contou toda a história. Ele gravou tudo o que aconteceu entre ele e os pares, os assessores. Esta gravação está no processo. (...) Isto é o abuso que teve resultado no pleito.
FRAUDE DOS COMBUSTÍVEIS (Arnaldo): Eles não prestaram a conta para o candidato a vereador. Deixaram ele no fogo e “vamos salvar o prefeito”. Esta foi a tese deles. Pegaram a nota fiscal do candidato a vereador e jogaram na prestação de contas do candidato a prefeito. (...) Na gravação entregue para nós, está concreto que o PMDB destruiu a máquina. Nos autos diz isto. Como que o Gentil iria poder abastecer o carro dele sequencialmente se os tickets são feitos automaticamente na máquina, pela sequência. Isto quer dizer que o candidato a vereador abastecia os carros no dia de comício – e isto é costumeiro – e chegou num momento que eles não lembraram disto. Nesta gravação que tem, está a prova concreta que o PMDB destruiu a máquina. Escrevemos nos laudos, onde eles dizem que iriam explodir a máquina. Por que eles tinham que explodir a máquina? Porque nós pedimos ao juiz que notificasse o dono do posto para a emissão das segundas vias dos tickets. O dono do posto mandou a resposta dizendo que não tinha mais os tickets com ele. Mas todo mundo que conhece estes equipamentos sabe que eles tem a memória inicial e a memória secundária. A memória secundária é igual a caixa preta de um avião. É indestrutível. Só se pegar uma marreta e dar nela para quebrar. Eles justificaram o injustificável. E depois esta máquina simplesmente sumiu. Ela desapareceu do posto. Tanto é que o posto ficou em dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril; E só veio a ser colocada uma outra máquina em funcionamento no dia 6 de maio. Como sabemos disso? Porque íamos sistematicamente lá. Toda semana abastecíamos lá e pedíamos o ticket. Eles nos davam uma notinha fiscal simples. Porque o PMDB não quer que o Gentil vá depor? Porque eles sabem que vamos fazer o Gentil ficar de frente com o dono do posto. O Gentil já arrumou dois atestados médicos e uma viajem para Brasília antes de ter acontecido o evento em Içara. Ele marcou na sexta e o temporal ocorreu no sábado. Está virando vidente também, certo? Não estamos fazendo nada sem responsabilidade, sem ter provas.
PROCESSOS CONTRA O PP (Gabriel): Estes processos que o candidato Heitor sofreu foram por alegações de compra de votos e apresentação de alguns vídeos. Inclusive, um era sobre o vereador Marzinho do Pereira, disponibilizado no YouTube. A Justiça Eleitoral entendeu que não houve a demonstração da compra de voto. Os três processos eram neste sentido. Mas a parte autora não manifestou nem recurso, tamanho o absurdo do que foi alegado. Apresentaram um vídeo, por exemplo, com a imagem num CD e o áudio em outro. Coisa feita por amador.
POSSÍVEL ELEIÇÃO (Fabiano): O presidente da Câmara pode assumir até uma nova eleição. Isto se eles [Coligação “Por uma Içara mais humana”] não ganharem a liminar num recurso especial. Se conseguirem o efeito suspensivo, ele [Gentil Da Luz] fica no cargo. Se não conseguirem, assume o presidente da Câmara até uma nova eleição, dentre 20 e 40 dias.
NOMES DENTRO DO PP (Arnaldo): Existem 30 nomes [risos]. Estou brincando. Não vamos falar em números. Temos uma reunião com a Executiva Estadual e Municipal no sábado para tratar do assunto.
APROVAÇÃO DAS CONTAS DE HEITOR (Arnaldo): Esta é uma questão dos vereadores e do ex-prefeito. Não estamos nos envolvendo neste processo. Nos envolvemos apenas na cassação de Gentil.
GOVERNABILIDADE (Gabriel): A questão de que o processo está atrapalhando o desenvolvimento do município também não é verdade. Se fosse, ele teria ido à primeira audiência que teve. E não teria empurrado três meses para que fosse feita. Por culpa dele, dos assessores dele, é que a audiência foi remarcada duas vezes. Então ele quer que o processo demore.
RECADO (Gabriel): A gente quer informar o seguinte: para o candidato Gentil parar de... Está virando gozação por parte dele dizer que é chic ser julgado no TSE. Não é chic não. É extremamente perigoso. Ele está correndo um sério risco, se ele for julgado lá.