Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 30/03/2017 | 15:32
Novo projeto pretende digitalizar receitas
Lucas Lemos | com informações da Câmara Municipal
Compartilhar:
A digitalização na expedição de receitas, exames e atestados médicos e odontológicos poderá ser obrigatória em Içara. A proposta do vereador Israel Jorge Rabelo (PMDB) é sanar o processo das escritas inelegíveis. “A grande maioria das receitas descritas são de próprio punho, isso gera uma dificuldade nas farmácias. Incontáveis vezes os atendentes de farmácias não conseguem decifrar o nome do medicamento receitado pelo profissional da saúde, podendo causar problemas as pessoas”, coloca.
O projeto em tramitação propõe que as receitas, exames e atestados médicos e dentistas sejam digitalizados e impressos no momento da consulta. Além disso, precisarão estar acompanhados da assinatura do profissional e carimbo nos hospitais públicos e privados, ambulatórios, clínicas e consultórios. Apenas nos casos emergenciais externos os profissionais poderão prescrever a receita com letra de forma, desde que o paciente entenda perfeitamente a prescrição. A fiscalização e regulamentação caberá ao Procon.
Os problemas com a leitura de receitas médicas já foram discutidos no Legislativo também em 2009. Na época, o vereador Marzinho do Pereira (PP) apresentou como projeto a prescrição de medicamentos digitada ou datilografada. A proposta colocava que a receita deveria ter ainda o nome, endereço e o telefone do local em que foi expedida, além da identificação do paciente também. Do contrário, o estabelecimento ou profissional poderiam ser multados em mais de R$ 500. Entretanto, o texto não chegou a ser votado em plenário devido a retirada do autor.