Política | 07/12/2021 | 18:30
Oferta obrigatória do treinamento da Manobra de Heimlich é aprovada por vereadores
Projeto do vereador Gelson Possamai (PP) segue agora para o Poder Executivo
Redação | com a colaboração de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Compartilhar:
Os hospitais e maternidades poderão ser obrigados a ministrar cursos e orientações sobre a Manobra de Heimlich aos pais ou responsáveis de recém-nascidos em Içara. As orientações e treinamentos de primeiros socorros para situações de engasgamento estão previstas no projeto de autoria do vereador Gelson Possamai (PP) aprovado em votação final nesta segunda-feira, dia 6.
O treinamento deverá ser realizado durante o pré-natal ou antes da alta hospitalar do bebê por uma equipe médica/técnica. A adesão ao curso será facultativa aos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo em caso de rejeição. O prazo para adaptação das unidades de saúde será de 60 dias após a promulgação.
“Não é de conhecimento de todos essa técnica e na situação emergencial de engasgamento, na tentativa de salvar o neonato, acabam por fazer manobras arriscadas ou tardias, podendo ocasionar o óbito do recém-nascido. O procedimento executado a tempo, com as técnicas corretas, pode evitar a morte”, explica o propositor.