logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 22/11/2012 | 07:53

Oposição se articula para eleger presidente

Especial de Francieli Oliveira, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

No dia 1 de janeiro, os nove vereadores eleitos pelo Balneário Rincão assumem seus cargos. A eles cabem missões importantes, como criar as primeiras leis do mais novo município, como também eleger o presidente da Câmara, que por consequência se tornará prefeito interino até o dia 3 de março, data em que ocorrem as eleições suplementares para a escolha do novo administrador. Décio Góes (PT), eleito em 7 de outubro, foi enquadrado na retroatividade da Lei da Ficha Limpa e até o momento está impedido de assumir. Ainda lhe cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O PT e PSD, partidos de Décio Góes e José Olírio Lino, que venceram em outubro, fizeram a minoria na Câmara, sendo apenas três. Já PMDB, PP e PSDB, dos candidatos de oposição, elegeram seis. O PMDB elegeu a maior bancada, sendo quatro vereadores eleitos: Charles Oscar da Rosa, Airton Valvito Ferreira, José Eloir do Nascimento e Mauri Juventino Viana.

Apesar de nada ser divulgado oficialmente, o nome de Charles, eleito com o maior número de votos, ganha força. “No momento nada foi decidido, estamos nos reunindo e trabalhando o nome”, explica Charles. “O que está certo é que estamos fechados para eleger um dos seis vereadores da nossa coligação. São quatro do PMDB, um do PP e um do PSDB”, esclarece. Questionado se estaria disposto a assumir o cargo e também a Prefeitura, o vereador conta que tudo depende da escolha dos demais vereadores. “Se os meus companheiros entenderem que sou o melhor nome, estarei junto com eles”.

Edmilson Braz Carlos foi o eleito do PSDB e demonstra interesse em se tornar presidente do Legislativo. “Estamos conversando com alguns vereadores, mas mais adiante devo colocar o meu nome para ser o presidente da Câmara. Tudo vai depender da situação, não quero me precipitar”, explica Braz, que não descarta a possibilidade de buscar apoio do PT e PSD.

O Partido Progressista elegeu Pedro Teodoro Lino. “Estamos nos reunindo. O meu nome está à disposição, e o importante é que precisamos nos unir, pensando no bem do Balneário Rincão, que não terá prefeito a partir do dia 1º de janeiro”, relata Pedro. “Ainda esta semana devemos reunir os nove vereadores para nos organizarmos e tratarmos da transição”, acrescenta.

João Picollo e Luiz Carlos Pinto foram eleitos pelo Partido dos Trabalhadores. Para Picollo, o mais importante no momento é a transição. Nem mesmo a sede do Legislativo foi escolhida. “Nossa preocupação é com a instalação do município, por isso chamamos os nove vereadores eleitos para uma reunião. Juntos, precisamos realizar essa transição, são os vereadores eleitos que têm essa legitimidade. “Precisamos separar a questão política da transição”, salienta. De acordo com Picollo, o PT ainda acredita que Décio conseguirá reverter a situação no STF, assumindo a prefeitura em janeiro.

Na mesma coligação do PT está o PSD, que elegeu Nilton da Silva. “No momento, as nossas atenções estão mais voltadas para a transição, em busca de uma comissão de vereadores para tratar do assunto. A presidência da Câmara está acontecendo naturalmente”, relata.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» VARIEDADES: Festival Internacional de Corais abre 19ª edição

» ESPORTES: Tigre começa temporada de dispensas