Política | 02/08/2011 | 14:51
PF investiga eleitor falecido no PSD
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A existência de um eleitor falecido na lista de fundação do PSD em Içara está sob investigação da Polícia Federal. O inquérito foi aberto após manifestação do juiz eleitoral Sérgio Renato Domingos e encaminhamento do promotor Henrique da Rosa Ziesemer. Conforme o analista do Cartório Eleitoral da cidade, Marco Aurélio Fevereiro, o registro do óbito ocorrido em 2009 foi realizado automaticamente através do INSS.
Conteúdo relacionado:
19/06/2011 » PSD esboça comissão provisória
05/05/2011 » Mais de 900 democratas vão ao PSD
"Não compactuo com este tipo de atitude", afirma um dos líderes na criação do partido, o vice-prefeito José Zanolli. Ainda segundo ele, duas relações foram criadas na cidade. Uma delas circulou no Rincão. E, nesta lista figurou o nome do eleitor já falecido. "Eu recolhi 10 assinaturas que foram da minha família", destaca ele sobre a participação na coleta de apoios.
Ao todo, o PSD obteve 459 nomes listados na cidade. Dentre eles, apenas 198 foram validados. No restante, os problemas foram diversos. Com assinatura diferenciada dos documentos eleitorais, 176 pessoas ficaram de fora da relação oficial. "Isto não significa que houve fraude. É que algumas pessoas podem ter mudado a assinatura e devido a isto não foram reconhecidas", destaca Marco.
Outro impasse na relação ocorreu com 46 eleitores de inscrição inexistente. A lista de falhas ainda tem pessoas de fora da 79ª Zona Eleitoral (25 eleitores), dados sem possibilidade de leitura (6), incompatibilidade entre nome e títulos (4), inscrições canceladas (2), além de uma inscrição suspensa.