Marcelo Camargo [Agência Brasil]
Política | 17/03/2015 | 23:45
PMDB entrega propostas para reforma
Especial de Luciano Nascimento, da Agência Brasil
Compartilhar:
O PMDB apresentou um conjunto de propostas para a reforma política nesta terça-feira, dia 17. Entre elas, há o fim da reeleição e a manutenção do financiamento privado de campanhas, contudo, limitado a um candidato por cargo. O documento de oito páginas também sugere o voto distrital puro; o fim das coligações proporcionais; mandatos de cinco anos para deputados, vereadores e chefes do Executivo, além de dez anos para senadores.
Se aprovada a mudança dos mandatos, o período de transição já começaria nas eleições municipais de 2016, para que em 2022 todos os cargos sejam disputados ao mesmo tempo. O PMDD defende também a chamada cláusula de desempenho, que impede o funcionamento parlamentar de partido que não alcançar 5% dos votos em pelo menos um terço dos estados. A medida chegou a ser aprovada em 1995, mas foi declarada inconstitucional.
As propostas elaboradas pela Fundação Ulysses Guimarães foram entregues pelo presidente da entidade, Moreira Franco, ao presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. “Temos a obrigação de não falhar neste momento, precisamente no instante em que o PMDB ocupa a presidência do Senado e da Câmara. O país confia muito que agora a reforma política vai”, coloca o Temer.