Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 19/07/2016 | 13:00
PMDB vai ter chapão para o legislativo
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os partidos que estiverem com o PMDB na eleição para prefeito também estarão numa mesma chapa para a Câmara Municipal. A condição colocada pela sigla mandatária segue o modelo também já feito no estado. “A vantagem é que o quociente eleitoral aumenta”, defende o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. Isso significa também que a coligação terá chances de eleger mais vereadores.
Com o aumento de 11 para 15 cadeiras, cada partido/coligação poderá registrara até 30 candidatos neste ano. “Já definiram que estarão conosco o PRP, PSC e PT. Com o PCdoB está bem encaminhado. Tivemos uma conversa com o PSDB no domingo. Eles insistem em ter o vice-prefeito. Mas não vamos trocar. É a dupla que permanece. Com o PSD evoluiu bastante, mas com a condição também de mantermos o Sandro Serafim de vice”, coloca.
O quociente eleitoral é formado pela divisão do número de votos válidos pelos lugares a serem preenchidos. O valor serve para o cálculo dos partidos que terão direito a ocupar o Legislativo. Neste caso, o número de votos obtidos pelas legendas aliadas precisa ser dividido pelo quociente eleitoral. A ordem de classificação é formada pelo desempenho de cada candidato dentro das vagas disponíveis ao partido/ coligação.