Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 14/10/2014 | 16:10
Procurador reconhece prejuízo para Dóia
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para o procurador André Stefani Bertuol, é inegável que a anulação de 287 votos em Içara trouxe prejuízo para Adilor Gugliemi. Ele deixou de ser reeleito deputado estadual devido a 38 votos a menos que Dr. Vicente. A proporção foi de 1,5 mil sufrágios para Dóia a cada voto do outro tucano na cidade. Isto demonstra a probabilidade de o resultado ser diverso conforme o parecer do Ministério Público Eleitoral nesta terça-feira, dia 14. A expectativa agora é que a manifestação para a perícia na urna seja ratificada pela Justiça Eleitoral na tentativa de recuperar o Registro Digital de Voto.
"Passado o calor dos fatos, a tensão do momento da apuração, tenho que a realização de perícia na urna exsurge como medida necessária e sobretudo útil para o deslinde da questão referente aos votos registrados à seção n. 458”, indica o procurador regional eleitoral. “Alerto, contudo, para urgência da medida, haja vista que eventual alteração do resultado das urnas deverá ser divulgado antes da diplomação dos eleitos prevista para ocorrer em meados do mês de dezembro”, completa.
“Pedimos preliminarmente que fosse realizada uma perícia da urna. Até porque dependendo da recuperação dos votos, não há porque decidir outras questões. O Ministério Público foi amplamente favorável a isso. Além disso, houve o reconhecimento do evidente prejuízo caso dos votos não sejam recuperados. Nesta situação, pedimos uma nova votação na seção”, indica o advogado Giovanni Dagostin Marchi. Devido a falha na urna, a seção na Escola Tranquilo Pissetti teve 47 votos registrados em cédula, dentre eles, dois para Dóia.