Política | 07/06/2010 | 20:53
Promotores iniciam campanha
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A campanha da promotoria de Içara pela vontade do povo iniciou na noite de segunda-feira como pauta de uma audiência no auditório da Cooperaliança. Conforme um dos idealizadores, Henrique da Rosa Ziesemer, a inspiração surgiu do Ficha Limpa. O projeto popular virou lei. E, já sancionado, não permitirá que pessoas condenadas sejam candidatos. Com este exemplo, a intenção é fazer a população da cidade observar que tem o mesmo poder no município.
Quando mobilizada, a sociedade pode criar leis e apresentá-las aos vereadores. Para isso, é necessária a participação de 5% do eleitorado da cidade. Isto representa quase 2,1 mil pessoas. Contudo, não significa que o povo pode legislar diretamente. Mesmo com a iniciativa popular, os projetos tramitam pelas comissões da Câmara Municipal e precisam de aprovação.
“Não queremos causar rivalidade”, explica o promotor. Ainda segundo ele, a meta é fazer a comunidade participar não somente propondo leis, mas também acompanhando o Legislativo, Executivo e Judiciário. Além da audiência pública, a campanha encabeçada ainda por Márcio Rio Branco Nabuco Gouvêa também será levada às palestras do Ministério Público nas escolas de Içara.