logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 17/10/2010 | 20:53

PV declara neutralidade entre Dilma e Serra

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Entre temas religiosos e ataques pessoais de Dilma Rousseff (PT) contra José Serra (PSDB), ou vice-versa, a terceira candidata mais votada no primeiro turno ficará neutra no segundo round das Eleições de 2010. O posicionamento de Marina Silva (PV) foi ratificado por 116 votantes que estiveram na plenária, em São Paulo, neste domingo, dia 17. Conforme reportado por Elaine Patrícia Cruz, da Agência Brasil, somente quatro pessoas foram contra a decisão e requeriam um posicionamento da sigla.

Conteúdo relacionado:
Especial » Notícias e dicas sobre as eleições de 2010
Multimídia » Conferir galeria com imagens das Eleições 2010


Em carta lida pela integrante do PV após o encontro na capital paulista, Marina anunciou que irá cobrar, indiferente de quem for eleito (a), as promessas de campanha. Ainda sobre o processo eleitoral, criticou o caminho tomado na busca de votos e na criação de um horizonte religioso. “Professei minha fé sem fazer dela uma arma eleitoral”, afirmou a senadora, que é evangélica.

Em Içara, a ex-presidenciável obteve 17,10% dos votos válidos. Ou seja, tinha o apoio de 10,9 mil eleitores. Contudo, se mantida a porcentagem de Dilma do primeiro ao segundo turno, a falta da candidata verde não significará, nem que transfira todos os votos para José Serra, uma vitória tucana na cidade. Para isso, seria preciso também ter acesso aos 1,06% obtidos por Plínio Arruda (Psol) e os décimos que tiveram Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).

No último dia 3 de outubro, as urnas espalhadas por 43 locais de votação na cidade deram para Dilma 17,2 mil votos (49,87% da contagem válida). E, para José Serra, 10,9 mil votos (31,69%). Isto significa que ainda há 18,44% dos votos que foram válidos a serem conquistados. É o suficiente para uma virada de jogo já que a diferença entre os dois concorrentes que restaram ficou em 18,18 pontos percentuais no primeiro turno. A matemática eleitoral na cidade, contudo, é complicada. Mas, a concretização dela, ou não, caberá aos eleitores no próximo dia 31.