Política | 17/04/2012 | 16:14
Relembre os manifestos na Câmara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Pautas polêmicas não faltaram em quatro anos de legislatura. E na votação de cada uma delas ocorreram protestos. Cartazes, faixas, camisetas, carro de som, trator e apitaço. O grito da sociedade se manifestou de diferentes maneiras. E nos caso de maior dimensão, a representatividade dos içarenses não correspondeu às demonstrações populares.
O Canal Içara fez um retrospecto de algumas das sessões com maior apelo popular nestes últimos anos. A contagem do portal inicia em março de 2010. Foi quanto os vereadores aprovaram o beneficiamento e o depósito do carvão em Içara. A votação foi contrária aos pedidos realizados pela população presente na reunião legislativa. Para amenizar os ânimos foram acionados até mesmo policiais militares.
Em maio de 2011 o protesto foi maior. Cerca de 60 veículos fecharam o entorno da Câmara Municipal. Isto pela contrariedade a revogação da Área de Preservação Ambiental de Santa Cruz e a realização de mudanças nas atribuições da Fundação Municipal do Meio Ambiente. O pedido de ajuda também foi ignorado pela maioria dos parlamentares.
Depois de alteradas as regras ambientais, a Câmara Municipal se envolveu no Escândalo das Cédulas. E daí foi a vez da comunidade reivindicar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A intenção era que fossem verificadas as denúncias de falsificação de documento, prevaricação e advocacia administrativa em benefício da Mina 101. Desta vez o pedido de CPI foi acatado, todavia, somente depois de afastado judicialmente o presidente Darlan Carpes (PP). Por fim, a CPI instalada em 2011 acabou em pizza em 2012.
Também em 2011 outros dois assuntos foram levados a grandes debates. Num exemplo de democracia, a Câmara convocou entidades para tratar do aumento de vereadores. A dúvida ficou entre a manutenção de 10 cadeiras ou ampliação do espaço para 13 vereadores. Mas quando a matéria entrou em votação, a escolha divergiu ainda mais. Foi por 11 parlamentares. Já a proposta de cobrança de royalties nem chegou a ser votada. Acabou engavetada durante o protesto de lideranças comunitárias na Câmara Municipal.
Às vésperas de mais uma eleição municipal, a última polêmica foi o aumento dos salários dos próprios vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito. Todos possuem os ganhos reajustados anualmente pela inflação. Porém a consideração dos agentes públicos é que falta ganho real, além de ser necessária a criação do 13º. O cálculo é de quase 37% de reajuste. O índice válido somente para a próxima legislatura eleva o salário mais baixo, de vereador, dos atuais R$ 5,4 mil para R$ 7,4 mil.
Foram contrários Geraldo Baldissera (PDT) e André Mazzuchello Jucoski (PSDB). Foram favoráveis Antônio de Mello (PMDB), Joaci Domingos (PP), Darlan Carpes (PP), Osmar Manoel dos Santos (PP) e Itamar da Silva (PP). Não apareceram na votação Neuzi Berto Silveira (DEM) e Jurê Carlos Bortolon (PMDB).
http://www.canalicara.com/noticias/para-rio-deserto-esta-tudo-liberado-4185.html
- Protesto na revogação APA de Santa Cruz e na alteração das atribuições da Fundai
Foram contrários Diego da Silva Vittorassi (PDT), Dilnei Lima (PMDB), Jurê Carlos Bortolon (PMDB) e André Mazzuchello Jucoski (PSDB). Já entre os favoráveis apareceram Darlan Carpes (PP), Acirton Costa (PMDB), Itamar da Silva (PP), Joaci Domingos Pereira (PP), Osmar Manoel dos Santos (PP) e Neuzi Berto Silveira (PP).
http://www.canalicara.com/noticias/tratoraco-reune-mais-de-60-veiculos-8136.html
- Protestos cobram criação da CPI das Cédulas
Foram favoráveis Diego da Silva Vittorassi (PDT), Dilnei Lima (PMDB), Jurê Carlos Bortolon (PMDB), Joaci Domingos Pereira (PP), André Mazzuchello Jucoski (PSDB), Osmar Manoel dos Santos (PP) e Neuzi Berto Silveira (DEM). Denunciados no processo, não puderam votar Darlan Carpes (PP), Itamar da Silva (PP) e Acirton Costa (PMDB).
http://www.canalicara.com/noticias/miv-comparece-com-cartazes-e-faixas-8993.html
- Sociedade diverge entre 10 e 13 vereadores
http://www.canalicara.com/noticias/entidades-divergem-sobre-aumento-9624.html
- Hino Nacional é cantado em prol dos royalties do lixo
Foram favoráveis ao projeto de royalties Edna Benedet (PCdoB), Dilnei Lima (PMDB), Diego Vittorassi (PDT) e Darlan Carpes (PP). Já os contrários incluíram Osmar Manoel dos Santos (PP), Itamar da Silva (PP), Acirton Costa (PMDB), Joaci Domingos Pereira (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM). André Mazzuchello Jucoski (PSDB) não participou da reunião que tratou sobre a inclusão da matéria na pauta.
http://www.canalicara.com/noticias/royalties-do-lixo-e-retirado-da-pauta-11552.html
- Jovens protestam contra aumento de salários
São favoráveis ao aumento Acirton Costa (PMDB), Joaci Domingos Pereira (PMDB), Itamar da Silva (PP), Jurê Carlos Bortolon (PMDB), André Mazzuchello Jucoski (PSDB) e Neuzi berto Silveira (DEM). Já os contrários envolvem Diego da Silva Vittorassi (PDT), Darlan Carpes (PP) e Osmar Manoel dos Santos (PP).
http://www.canalicara.com/noticias/jovens-protestam-contra-aumento-13087.html