Política | 28/11/2012 | 10:03
Resolução sugere chapas na Câmara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
No sistema atual, todos os vereadores elegem e podem ser eleitos a um dos cinco cargos que formam a mesa diretora da Câmara Municipal. Entretanto, uma resolução poderá provocar mudanças. A sugestão é que os votos sejam destinados para chapas com os nomes já definidos para presidente, primeiro e segundo vice-presidente, além de primeiro e segundo secretário.
A justificativa é de que a mudança resultará em maior eficiência e transparência. Na próxima legislatura serão 11 cadeiras. A bancada de oposição tem seis vereadores. Ou seja, poderá assumir o comando se continuar unida. Já se houver racha, um dos cenários possíveis é a composição da mesa apenas com aliados ao prefeito.
A resolução assinada pela atual mesa diretora também acrescenta a votação secreta através do painel eletrônico. E determina ainda que para o segundo biênio a inscrição das chapas deverá ocorrer até às 19h do dia anterior a votação. Para que entre em vigor deverá ainda ser aprovada pela maioria simples dos vereadores. A próxima sessão ordinária será no dia 3.