Política | 11/08/2012 | 12:12
Rincão: Campanhas invadem redes sociais
Especial de Milena dos Santos, do Jornal do Rincão
Compartilhar:
Abrir um diálogo com muitos populares ao mesmo tempo. Essa é uma das funções que as mídias sociais têm realizado na vida de candidatos e assessores de campanha para as eleições municipais de 2012. Esta é a segunda eleição brasileira “conectada” ao mundo virtual. Hoje, os principais políticos da nossa região têm uma presença digital atuante, seja em blogs, Facebook, Twitter, Youtube, Orkut, dente outras mídias. É tempo de campanha e os candidatos querem aproveitar para mostrar o que tem para ofertar para o desenvolvimento das cidades.
De acordo com o candidato a prefeito da coligação “Todos Juntos Pelo Rincão”, Décio Góes, o partido está elaborando um site que servirá para divulgar os projetos da coligação. “A nossa expectativa é de quem curtir passe adiante, compartilhando as notícias, apoios e eventos organizados pela campanha”, comenta o candidato.
Naelti Vianna, que é candidato a vice-prefeito pela coligação “Viva a Emancipação do Rincão”, declara que os partidos aliados têm utilizado este meio para divulgar os projetos. “Fizemos tudo dentro da realidade do balneário. Divulgamos as ações de campanha, as visitas e reuniões, e interagimos com os internautas. As pessoas comentam muito o processo eleitoral, as propostas e apoiam. A população tem compartilhado e curtido nossas ideias”, relata Vianna.
O que se lê na página do candidato em primeira pessoa é para todos os efeitos uma opinião ou posição dele próprio. A maior facilidade encontrada pelo eleitor quando o candidato se coloca nas mídias sociais é que ele pode acompanhar em tempo real o que se passa no dia-a-dia dos concorrentes. Podendo interagir e sentir que sua opinião foi ouvida, contribuindo assim para o pleito eleitoral.
Segundo Vianna, está é uma forma de estreitar relações com os eleitores e simpatizantes. “O mesmo relacionamento que temos com o eleitor pessoalmente temos nas mídias sociais. A sinceridade e a conversa franca são o mesmo que passamos quando estamos olho no olho”, descreve.
Para Góes, a internet veio como um apoio a mais para as concorridas eleições municipais. “Estimamos que tenha um número considerável de pessoas no balneário que faz uso das redes sociais, além do publico regional que tem interesse em acompanhar as eleições do Rincão, pois aqui é o local onde toda região tem muito carinho, momentos de prazer e alegria”, relata.
Com a chegada com força das mídias sociais, houve uma grande mudança na estrutura de poder social, pois há uma possibilidade de gerar conteúdos específicos também para pequenos públicos e influenciar pessoas e decisões. Para Góes, as mídias promovem um relacionamento com os eleitores da mesma forma que os métodos tradicionais. “Com o site pretendemos ter uma interatividade com o eleitor, além das reuniões, visitas e comícios que tem outra forma de contato”, lembra o candidato.
Vianna ressalta ainda que a acessibilidade à rede é deficiente, pois muitas pessoas não tem chances de ter a internet. “Apostamos que deve ser ampliado, pois as pessoas têm buscado essa inclusão, mas mesmo assim ela não chega a ser completa. Os políticos têm um amplo espaço nas mídias, mas não acho legal quando o candidato não interage com o eleitor. A parte de proposta e ideias parte tudo da gente enquanto candidato”, descreve.
Monique Lemos (Estudante de Fisioterapia): O facebook é um meio muito rápido de transmitir informações. Muitos usam para fazer propaganda e falar mal do partido contrário e deixam a desejar no lado bom, que acaba indiguinando muita gente, principalmente aos leigos no assunto.
Mariane Inácio (Estudante de Design de Moda): É chato, mas acho que assim como as lojas tem o direito de fazer suas promoções via facebook, os candidatos tem direito de se promover! Só cabe a cada um decidir compartilhar ou não!
Antonio Rozeng (Jornalista): Acho válida. A internet teria de ser totalmente liberada para campanha. Mas o candidato tem que se tocar. Ligar o “desconfiometro” para não encher a paciência do internauta. Afinal, é bem simples. Incomodou? Exclui, bloqueia e deu pra bola!