Política | 23/08/2011 | 17:50
Suplente entra com pedido de liminar
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Primeiro suplente na bancada do Partido Progressista, Fábio Della Bruna Vieira está em busca de uma cadeira na Câmara Municipal de Içara. Com esta perspectiva é que entrou com uma ação cível. O pedido de liminar em mandado de segurança foi ingressado na segunda-feira, dia 22, contra o presidente da casa, atualmente André Mazzuchello Jucoski (PSDB).
Conforme a advogada Renata Rocha Guimarães Alves, o processo que já tramita na segunda vara da Comarca considera o artigo 84 do Regimento Interno do Legislativo. O dispositivo afirma que "dar-se-á a convocação do suplente de vereador em caso de vaga ou de licença não inferior a trinta dias". O afastamento dos vereadores, contudo, ainda não atingiu um mês.
Outra alegação colocada na ação é então referenciada na Constituição. O principal documento jurídico do país determina que nenhum município pode ter menos de nove vereadores. A interpretação do impetrante é que o afastamento liminar de três vereadores em Içara deixa a Câmara em desacordo com a legislação.
Se for chamado à Câmara, será a segunda oportunidade que Fábio Della Bruna terá para ocupar uma cadeira na atual legislatura. Em setembro de 2010 ele assumiu o lugar deixado pelo licenciamento voluntário de Darlan Carpes. Na passagem que teve pelo Legislativo, Fabinho, como é conhecido, atuou focado no Rincão e na fiscalização do Executivo com pedidos de informações.