Política | 15/09/2010 | 11:25 - atualizada às 11h40
“Temos confiança no PP”, afirma Minotto
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Criciumense de 37 anos e candidato regional pelo PDT. Rodrigo Minotto filiou-se quando tinha 18 anos. Foi a única sigla que participou até hoje. Nela, chegou a ser secretário Executivo Nacional, ao lado de Carlor Lupi e de Manoel Dias, respectivamente, atuais Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT. Além disso, foi secretário do partido em Santa Catarina e coordenador estadual do Sine. Contudo, ainda não foi eleito a nenhum cargo público. A tentativa ocorre neste ano, com foco na Assembleia Legislativa.
Conteúdo relacionado:
Especial » Notícias e dicas sobre as eleições de 2010
Como legado, Rodrigo destaca a implantação do ProJovem Trabalhador em Içara. Segundo ele, o projeto conveniado com o Ministério do Trabalho, Emprego e Renda já atendeu 400 jovens somente na cidade. Ainda em relação ao município, destaca também a aquisição de um veículo, reforma da agência do Sine e a instalação do Centro de Referência em Assistência Social.De acordo com o candidato, a soma de todos estes projetos ultrapassou certamente R$ 1 milhão.
Já como compromisso de campanha, Rodrigo coloca sete pontos. O primeiro deles é a criação de um centro de tratamento para dependentes químicos da região, com possibilidade de profissionalização dos internos. “É uma questão de saúde pública. Não é eu, deputado, que vou fazer. Mas, cobrarei isso”, afirma. Em relação à Saúde, ainda elenca a necessidade de um hospital regional. Sobre o assunto, afirma que a intenção faz parte dos projetos da coligação liderada pelos progressistas.
Além disso, o concorrente deste pleito considera de importância a inserção no orçamento do estado de recursos para a qualificação de jovens e adolescentes e a fomentação das bolsas de estudo, incluindo o artigo 170. “Nós temos que dar esta oportunidade inicial a estas pessoas para depois pensar numa especialização”, destaca. Na lista de prioridades, ainda coloca a cobrança do meio passe para estudantes de cursos profissionalizantes. E, o cumprimento do Fundo Social, que determina o destino de 5% da receita para a geração de emprego, trabalho e renda.
Em relação à campanha, Rodrigo lembra ter sido um dos articuladores para que o PDT se aliasse com o PP. “Temos confiança no PP”, declara. “No segundo turno, o PDT será fundamental para que o PT venha somar com a eleição da Ângela Amin e do Manoel Dias”, calcula ele. O posicionamento, todavia, não agradou todos os integrantes do partido. Em Içara, por exemplo, não conseguiu apoio do presidente da sigla. “Eu lamento. Poderíamos estar juntos”, pontua. Mas, ainda com esta desavença, é o principal nome defendido na cidade entre os militantes. Dentre os aliados na candidatura em Santa Catarina que faz questão de citar, está Carlos Lupi.
NAS ELEIÇÕES: Como regra adotada pelo portal, entrevistas com candidatos a cargos proporcionais e também concorrentes ao Senado serão realizadas apenas se agendadas. O Canal Içara nega-se a participar de comícios e quaisquer atos políticos, com exceção apenas de eventos que gerem fatos de cunho jornalístico, principalmente, se envolverem candidatos aos governos, tanto Estadual, quanto Federal.