Política | 03/02/2011 | 20:09
Transição do Rincão lota Câmara Municipal
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A transição da administração do Rincão para uma Prefeitura própria reuniu mais de 50 pessoas na Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 3. Entre elas, lideranças comunitárias e políticas da cidade interessadas na discussão dos detalhes que envolvem a divisão do distrito e o município-sede. Quanto os legisladores de Içara, apenas Neuzi Berto Silveira e Diego Vittorassi não participaram.
Conteúdo relacionado:
12/01/2011 » Câmara recolocará emancipação em debate
Especiais » Confira outras notícias sobre a emancipação do Rincão
Presidente da casa e propositor do debate, Darlan Carpes teve na divisão da bancada José Zanolli, Jairo Celoy Custódio, Deobaldo Pacheco, Naelti Viana, Arnaldo Lodetti Júnior e Sandro Serafim. Junto deles, já elencou como pauta inicial o planejamento costeiro, equipamento da futura cidade, segurança, além da coleta e distribuição de água. Os assuntos, contudo, deverão ser tratados apenas futuramente. A intenção é inteirar mais os moradores do distrito ao debate.
“Nós do Rincão, queremos dizer que esta reunião é muito importante. Mas, queremos ter primeiro uma reunião da nossa comissão para depois darmos alguns encaminhamentos”, requisitou um dos mais interessados no assunto, o subprefeito Jairo Celoy Custódio, cuja mobilização pela emancipação presidiu em comissão rinconense. “O casamento falta muito tempo. Faltam dois anos para a partilha”, ponderou em conformidade o vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB).
Com relação às mudanças territoriais, um consenso já é demonstrado para que não se discuta novos limites ao futuro município. “Sobre todo e qualquer assunto que diga respeito a partilha de bens da Prefeitura e a garantia do abastecimento de água aos içarenses, existe um sentimento no Distrito que não há nenhum impedimento. Mas qualquer coisa que se mexa neste momento com a questão territorial acho muito inoportuno ”, pontuou Deobaldo Pacheco.
"Temos que planejar etapas. É um município que está nascendo e temos que dar o total apoio", considerou o coordenador da Unisul em Içara, Sandro Serafim. A mesma opinião foi anunciada por Arnaldo Lodetti Júnior. “Acredito que isto possa ser discutido em outro momento. Agora é hora de nos preocuparmos com Içara pós emancipação do Rincão. Não somos mais a capital do mel, nem capital do fumo, tampouco teremos litoral”, destacou o líder progressista. “Essa discussão é fundamental para que Içara o Rincão não percam com isso”, concordou o vice-prefeito José Zanolli.