Política | 04/09/2012 | 16:58
TRE nega indeferimento de Zé Zanolli
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O Tribunal Regional Eleitoral manteve a candidatura de José Zanolli (PSD). A decisão ocorreu por unanimidade na votação do primeiro processo em pauta na sessão desta terça-feira, dia 4. A retomada do julgamento ocorreu com um voto já declarado anteriormente pelo deferimento do registro eleitoral. A única manifestação ocorrida até então era a do relator Júlio Guilherme Berezoski Schattschneider.
Conforme o juiz, a decisão monocrática que absolveu em Brasília o prefeito Gentil Da Luz e o vice José Zanolli é válida para a manutenção da elegibilidade de ambos. Isto porque o julgamento do processo de cassação ocorreu antes do registro das candidaturas de 2012. O mesmo entendimento foi mantido por Marcelo Ramos Peregrino Ferreira. Ele havia pedido vistas e, na análise das sustentações orais, ainda requisitou censura aos advogados da coligação Pra frente Içara pela tentativa de indução do tribunal.
A crítica aos advogados de acusação é decorrente da participação ambígua. Atuaram no processo de cassação e, mesmo com o abandono da causa por parte dos partidos então requerentes, mantiveram a ação. Em paralelo, adiaram decisão de colegiado no Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, entraram com o pedido de indeferimento da candidatura do vice-prefeito.