Política | 24/08/2010 | 08:19
Vereadores em campanha eleitoral
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Há mais de um mês, os vereadores de Içara não utilizam o espaço reservado para a falação política nas sessões da Câmara. Na noite de segunda-feira, dia 23, não foi diferente. A medida, tomada logo após registradas as candidaturas para o pleito estadual e federal deste ano, se repete para evitar ataques públicos e eleitoreiros. Fora da captação dos microfones, cada legislador defende os candidatos que lhes convém, sem unanimidades.
Conteúdo relacionado:
Especial » Notícias e dicas sobre as eleições de 2010
Na bancada de oposição, os progressistas apoiam Ângela Amin ao Governo do Estado, mas, em relação ao Governo Federal, apenas Darlan Carpes diz estar empenhado em um nome. E, não é o de Dilma Roussef, no qual o PP tem compromisso em Santa Catarina. "Faço campanha para Marina Silva. Quero que haja segundo turno e que ela [Dilma] não vença na primeira votação", ironiza. Já em relação às vagas na Assembleia Legislativa, Itamar da Silva e Osmar Manoel dos Santos trabalham por Valmir Comin (PP).
Joaci Domingos está empenhado na eleição de Altair Guidi (PPS) e Darlan Carpes faz campanha para Joares Ponticelli (PP). Questionados sobre o cargo de deputado federal, apenas Darlan não manifesta publicamente apoio. O restante está junto de João Pizzolatt (PP)i. Também na bancada municipal de oposição, o tucano André Mazzuchello é cabo eleitoral de Adilor Guglielmi (PSDB) para deputado estadual e Giovana Zanette (PSDB) para a vaga federal. Na concorrência ao Governo do Estado, ele se retrai, apesar do partido fazer parte da Tríplice Aliança com o PMDB e o DEM, de Raimundo Colombo. A situação é diferente ao presidenciável José Serra, da mesma sigla, o PSDB.
De situação no Legislativo de Içara há o PMDB, PDT e o PPS. O primeiro partido é o mais divergente nos apoios aos candidatos a deputado. O líder do Governo, Toninho de Melo, por exemplo, trabalha por Ivo Carminatti (PMDB) na esfera estadual, Ronaldo Benedet (PMDB) na federal, além da Tríplice Aliança para Governo do Estado e Dilma (PT) para presidente. Jurê Carlos Bortolon repete uma sequência parecida. Só troca o apoio de Dilma (PT) por Serra (PSDB). Já o presidente da Câmara, Acirton Costa, tem compromisso assumido com Ada Faraco De Luca (PMDB) na disputa por uma cadeira na Alesc. Ele também não oficializa apoio a nenhum nome para o legislativo nacional.
Representante do PDT de Içara, Diego Vittorassi apoia Rodrigo Minotto (PDT) para deputado estadual e sargento Sobrinho (PDT) para federal. Questionado sobre o Governo do Estado, ele não se manifesta, apesar do partido ser vice de Ângela Amin (PP). Já para o Governo Federal, está com a petista Dilma Roussef. Aos respectivos cargos, Nei Lino, do PPS, é Altair Guidi (PPS), Jorge Boeira (PT) e Tríplice Aliança, com Raimundo Colombo (DEM). Fica apenas sem trabalhar para presidente.
GOVERNO FEDERAL: Não apoiam ninguém (quatro vereadores); Dilma Rousseff, do PT (três); José Serra, do PSDB (dois); Marina Silva, do PV (um)
DEPUTADO FEDERAL: Pizzolati, do PP (três vereadores); Ronaldo Benedet, do PMDB, e Não apoiam ninguém (dois); Sargento Sobrinho, do PDT, Giovana Zapellini, do PSDB, e Jorge Boeira, do PT (um).
GOVERNO ESTADUAL: Raimundo Colombo, do DEM, e Ângela Amin, do PP (4 vereadores); Não apoiam ninguém (dois)
DEPUTADO ESTADUAL: Ivo Carminatti, do PMDB, Altair Guidi, do PPS, e Valmir Comin, do PP (dois vereadores); Rodrigo Minotto, do PDT, Joares Ponticelli, do PP, Adilor Guglielmi, do PSDB, e Ada De Luca, do PMDB (um)