logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 05/03/2013 | 09:53

“Vitória me libertou de um fantasma”

Especial de Francieli Oliveira, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

Décio Góes (PT) enfrentou momentos difíceis em sua carreira política. Em 2004 foi impedido de assumir a prefeitura de Criciúma após conquistar nas urnas a reeleição. Em 2012, candidatou-se a prefeito do Balneário Rincão, mas devido à Lei da Ficha Limpa, sua pena seguiu até o fim do ano, venceu mais uma vez nas urnas e novamente não pôde assumir. Na nova eleição lançou seu nome, passou por outro processo judicial, mas desta vez o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ficou a seu favor. Foi para a eleição e venceu com uma diferença ainda maior de votos. No próximo dia 31 toma posse como primeiro prefeito eleito do Balneário Rincão.

“Essa eleição significou a justiça, me libertou de um fantasma que me persegue há nove anos, significou que ainda é possível fazer política com seriedade”, resume o prefeito eleito. Para ele, o novo pleito foi completamente diferente, com outros valores, o que facilitou para aumentar a diferença de votos. Na eleição passada foi de 51 e no último domingo, de 411. “O povo do Balneário Rincão percebeu que pode ser livre, ter poder sobre o seu voto e não se submeter a pressão, imposição, com um clima de violência, troca de vantagens, enfim, tudo que representa a forma antiga, tradicional de se fazer política”, dispara Góes. Para o prefeito também contribuiu para sua vitória nas urnas a vontade da população de consolidar a eleição de outubro. “Outro motivo foi o maior tempo de discussão, apresentamos nossas propostas, mostramos nosso plano de governo com nova perspectiva de vida para o povo rinconense”, complementa.

Após a vitória, Décio Góes e seu vice, Olírio José Lino (PSD), tratam da transição. “Minha primeira visita como prefeito eleito foi para agradecer ao prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, pela participação na minha campanha e também já estabelecer uma relação boa com o município mãe. O Rincão ainda vai precisar de Içara por um bom tempo, e já agendamos uma reunião de trabalho para a próxima quinta-feira”, lembra Góes. “Também vamos conversar com o prefeito interino Charles Oscar da Rosa. Amanhã (hoje) vamos participar do ato do Governo do Estado para a revitalização da SC-445 e já vamos agendar uma visita em Florianópolis, assim como também vamos visitar os prefeitos vizinhos de Içara e Jaguaruna”, elenca o prefeito eleito.

Sobre a relação com a Câmara de Vereadores, onde a coligação adversária elegeu a maioria, Góes acredita em uma relação republicana. “Creio no respeito à democracia, todos nós nos comprometemos com o povo do Balneário Rincão na hora de pedir o voto e temos um único objetivo, que é melhorar a qualidade de vida da população”, relata.

Balneário Rincão tornou-se, oficialmente, município em 1º de janeiro. A primeira administração tem como tarefa organizar a estrutura administrativa. Góes pretende nomear o mínimo possível de cargos no início da gestão. “Vamos chamando conforme a necessidade”, revela. “Temos uma necessidade de recursos para a implantação da estrutura administrativa, e isso não vai melhorar a vida das pessoas, por isso sou muito reticente a uma estrutura muito grande, meu desejo é de enxugar a máquina pública e usar os recursos em prol da população”, defende. O vice-prefeito eleito Lino relata que a vontade é de que no próximo verão as pessoas já sintam a diferença, uma transformação no Balneário Rincão.

Até o dia 31 de março, os novos gestores irão realizar um planejamento para os primeiros 100 dias de governo. “Nessas ações vamos incluir as questões mais urgentes, e durante esses 100 dias vamos planejar os quatro anos de governo”, coloca o novo prefeito.

Entre as tarefas está a elaboração do Plano Diretor, lembra o administrador. “Vamos dar todas as diretrizes para o desenvolvimento econômico, para que o Balneário Rincão se transforme na melhor cidade em qualidade de vida de toda a região”, desafia Góes. Para que a promessa se consolide Góes irá desenvolver a economia do município com base no turismo de veraneio e de eventos, e toda a cadeia produtiva como o comércio, indústria, prestação de serviços, pesca e agricultura. “Nós temos uma tarefa que é qualificar a vida do povo rinconense com melhor saúde, educação em tempo integral, segurança pública e manutenção e embelezamento da cidade com conceito de cidade jardim, este é o nosso desafio”, acredita o novo prefeito.

Relacionados entre as primeiras ações está a busca de parceria com o Governo Federal para obras. “Vamos buscar a parceria para a construção de um Centro de Educação Infantil que funcione em tempo integral desde o berçário até a pré-escola. Além de projetos de infraestrutura como pavimentações, saneamento básico, terminais turísticos, calçadão na orla e habitação popular”, coloca. Outro projeto é a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA).

Com o governo interino algumas atitudes já foram tomadas, entre elas a criação do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que na visão de Góes foi precipitado. “É preciso primeiro realizar o Plano Municipal de Saneamento, a partir daí vamos saber as verdadeiras necessidades e qual a melhor solução”, enfatiza.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» VARIEDADES: Experiências de Quase-Morte desafiam o limite entre a vida e a morte

» SEGURANÇA: Dois filhos matam os pais na região Sul