Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 16/07/2015 | 20:30
Ações contra a criminalidade são elencadas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A melhoria na iluminação dos espaços públicos, manutenção na poda das árvores para prolongar a visão do sistema de vigilância, instalação de mais câmeras, além de um convênio para a Polícia Militar também atuar na fiscalização dos estabelecimentos foram elencados para a prevenção de novos crimes em Içara no encontro de entidades e órgãos públicos nesta quinta-feira, dia 16. A sugestão mais importante, todavia, foi a inclusão dos jovens no mercado de trabalho através de programas destinados a aprendizes.
“A maioria dos adolescentes querem ter o próprio dinheiro. É muito importante então a inclusão deles como menores aprendizes. Além de garantir uma ocupação, o programa reforça a necessidade da frequência escolar em dia”, aponta a promotora Maria Cláudia Tremel de Faria. “O Vizinho Solidário já está em 10 bairros. É uma iniciativa que tem dado certo e que também será ampliada. Temos ainda a ronda escolar, comercial e judicial”, completa o comandante da Guarnição Especial de Içara, tenente-coronel, Jorge Luiz da Silva.
“É brilhante chamar a prevenção. Na esfera judicial, é preciso também que o contraventor tenha medo da pena. Mas temos dificuldade de apresentar provas que levem as condenações”, lamenta a promotora. Conforme o tenente-coronel Jorge Luiz da Silva, uma preocupação atual é com os empreendimentos de habitação popular próximos principalmente a Criciúma devido a possibilidade de exclusão dos moradores e o crescimento da criminalidade nestes locais. “Para a polícia entrar poderá ficar difícil’, aponta.
“Os agentes de saúde estão em toda a cidade. Há também as empresas de gás, os veículos que entregam pizza, além dos professores. Acho que temos condições de construir um plano que faça toda a comunidade participar”, reforça também o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Toda a sociedade pode contribuir com sugestões. O Conselho Comunitário é um meio para isso. Todos podem participar nas reuniões que ocorrem na última terça-feira de cada mês”, pontua o presidente, Celso Luiz da Silva.