Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 16/06/2016 | 17:18
Agentes de trânsito utilizarão sistema mobile
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os agentes de trânsito de Içara passarão por um treinamento para uso do sistema mobile que será empregado na fiscalização do tráfego da cidade na próxima semana. Neste mês deverá ocorrer também o uso experimental. Em julho está prevista então a efetivação da ferramenta. “Tivemos um atraso devido a necessidade de adaptação da empresa vencedora da licitação ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina”, coloca o coordenador do Núcleo de Transporte e Circulação, Eduardo de Mello Ferreira.
“Os agentes receberam os certificados em janeiro. Quatro já foram cadastrados no Departamento de Trânsito e estão habilitados para emitirem notificações. Já houve até uma operação. Mas estávamos no aguardo do equipamento para o prosseguimento com este tipo de trabalho. Enquanto isso, a equipe está atuante na segurança do trânsito, ações educativas e na fiscalização dos ônibus, inclusive, com uma notificação gerada para a empresa de transporte coletivo”, coloca o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior.
A operacionalização contará ao todo com quatro impressoras térmicas ligadas a smartphones por conexões sem fio. O sistema seguirá um modelo próximo ao que é utilizado pela Polícia Militar. “Já temos um radar móvel e contratamos o sistema mobile. Faltam somente as viaturas. Até agora foram três licitações. Todas ocorreram sem empresas interessadas”, aponta. “Estamos amadurecendo nossas atividades. É um processo gradativo”, indica ainda o coordenador dos agentes de trânsito, Filipe Gilon.
Dentre oito agentes vinculados ao NTC, sete atuam em campo. O número não é completo por causa de um processo disciplinar aberto pelo descumprimento do horário de trabalho de um deles. Uma reclamação sobre a expiração do afastamento por 60 dias - prorrogado pelo mesmo período - chegou a ser enviada à imprensa num e-mail, em nome da categoria, junto com outras reclamações. Mas a medida foi considerada isolada pela maioria dos servidores em uma carta também com esclarecimentos, por exemplo, ao atraso das fardas por causa do fornecedor.