logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Segurança | 18/03/2016 | 10:59 - atualizada às 11h49

Aquecimento de reator provoca evacuação

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Uma reação química na produção de resina causou superaquecimento no reator da Farben e provocou a evacuação da empresa na manhã desta sexta-feira, dia 18. Moradores vizinhos e também estudantes do bairro Aurora chegaram a ser orientados a evitar a fumaça de vapor. “Mas foi uma ação preventiva. Não há risco para a comunidade”, coloca o diretor administrativo da indústria de tintas, Cleber Antenor Viana.

“O reator é como uma panela de pressão. Devido ao superaquecimento foi aberto o suspiro para evitar o risco de explosão”, compara. Segundo Cleber, a brigada interna assumiu a situação até a chegada dos bombeiros. O trabalho iniciado por volta das 9h20 se concentra agora no resfriamento do equipamento para a posterior investigação da origem do problema. Além do caminhão bomba-tanque, ambulâncias ficaram de prontidão.

“Não houve nenhum foco de incêndio nem vítimas”, aponta, em nota, a empresa. “A caixa d´água de 800 mil litros foi o que garantiu que o reator tivesse um resfriamento rápido. Equipamentos de geração de espuma, os extintores até classe D fazem e os 130 brigadistas treinados continuamente fazer parte desta estrutura. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da Farben em conjunto com o Corpo de Bombeiros”, acrescenta.