Segurança | 09/01/2010 | 02:13
Autoridades discutem segurança
João Henrique Brandão (Jornal do Rincão) - jornalrincao@gmail.com
Compartilhar:
Na busca de um fim para os assaltos, furtos e disparos de arma de fogo em pleno Centro do Balneário Rincão, proprietários de bares, lanchonetes e quiosques foram convocados para uma reunião. O encontro ocorreu no final da tarde de sexta-feira, dia 8. E, teve a participação do major Silva, da Polícia Militar, do delegado local Fernando Pagani Possamai, delegado regional Jorge Luiz Koch, presidente do Conseg João Picollo, subprefeito José Eloir do Nascimento, secretário de Governo Jairo Custódio e o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet.
Acesse:
» Especial com matérias do Jornal do Rincão
Na avaliação do major Silva, todos são responsáveis pela manutenção da tranquilidade. Para alguns estabelecimentos, isto é até uma regra, exigindo a contratação mínima de dois seguranças. Além de garantir o funcionamento dos empreendimentos, os profissionais também teriam que auxiliar no controle do excesso de volume no som dos veículos. E, aos empresários, cabe ainda ficar atento nos arredores dos estabelecimentos para a manutenção da limpeza.
Questionado sobre a falta de policiamento, o major explica que o efetivo é pequeno para o número de chamados. "Na virada do ano, foram aproximadamente 1,5 mil ligações para o 190 e 100 ocorrências", enfatizou ele no encontro. Em relação ao calçadão, uma medida imediata já será tomada nos próximos dias. “As lâmpadas atuais, que são amareladas, serão trocadas por outras brancas, que iluminam mais". "O calçadão vai voltar a ser o lugar onde as pessoas de bem freqüentam", completa.
Para o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, a onda de crimes tem um motivo bem definido. É o reflexo do indulto de 180 presos. "Se apenas 10% desses criminosos estiver cometendo delitos, toda comunidade sente", afirma. Ainda conforme ele, a polícia agirá com rigor para a recaptura deles e de novos criminosos. Isto através de revistas periódicas, fiscalização junto com a Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. "Para mim, é uma questão de honra acabar com estes problemas de segurança, pois o Rincão é a minha praia natal", pontuou o secretário. O trabalho conjunto das policias deve ser ampliado já na próxima semana, com a criação de uma força tarefa.
Na edição 61 do Jornal do Rincão você também confere:
» GERAL: Igreja superlotada para assistir Missa de Reis no Rincão
» GERAL: Polícia Civil faz recomendações aos comerciantes noturnos