logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 11/07/2012 | 07:23

Chefia do tráfico estava no Rincão

Especial de Amanda Tesman e Samira Pereira, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

Visando combater o tráfico de drogas na Região Carbonífera, a Polícia Civil de Orleans desencadeou uma mega operação policial, nomeada de Osíris, nas primeiras horas da manhã de ontem. Durante a ação, que contou com a participação de mais de 100 policiais do Sul e também da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Florianópolis, contando, inclusive, com o reforço de um helicóptero, 23 pessoas foram presas.

Ao todo, foram expedidos 25 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, sendo que no decorrer das investigações foram identificadas 26 pessoas de Içara, Criciúma, Lauro Müller, São Ludgero e Orleans ligadas à venda de drogas. O delegado responsável pelos trabalhos, Ulisses Gabriel, afirma que outras cinco pessoas foram presas em flagrante em outras oportunidades, totalizando 28 pessoas.

O principal envolvido com o comércio de entorpecentes, J.A.S., de 46, anos, responsável por distribuir a droga a diversos municípios da região, foi preso no Balneário Rincão, na localidade de Barra Velha. Na residência dele, os policiais apreenderam cerca de 500 gramas de cocaína e crack. De acordo com a autoridade, os trabalhos investigativos iniciaram há dois meses, após a percepção de que vários traficantes recebiam a droga somente de J.A.S.. “Ele foi preso em 2007 pelo mesmo motivo, e hoje o pegamos novamente. A prisão foi efetuada na Barra Velha, por volta das 6 horas”, informa a autoridade.

Segundo o delegado, a droga era entregue nas cidades de Urussanga, Orleans, São Ludgero, Içara e Criciúma. Por mês, estima-se que eram vendidos três quilos de entorpecentes na região. “Foi uma semana de preparação para a realização da Osíris. Nossa intenção é continuar as investigações. Acredito que não acabaremos com o tráfico, mas queremos dar um duro golpe nele”, afirma Gabriel. Os presos foram encaminhados ao presídio Santa Augusta.

Desde outubro do ano passado, a Polícia Civil de Orleans está focada em coibir o avanço da criminalidade. Há nove meses, 43 pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas. A autoridade espera que, com isso, o número de ocorrências registradas em virtude do envolvimento dos criminosos por conta do uso e comércio de entorpecentes diminua, principalmente no que diz respeito aos furtos e roubos. “Neste ano só tivemos um roubo em Orleans, isso é resultado do combate ao tráfico”, enfatiza Gabriel.

A prisão do grupo responsável pelo tráfico de drogas na região pode ter ajudado a Polícia Civil a esclarecer outro crime registrado em Orleans há aproximadamente dois meses. O delegado Ulisses Gabriel destaca que as características físicas de C.C. e J.S. os apontam como suspeitos de terem explodido o caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil do município no dia 14 de maio.

C. foi preso há uma semana por furto. Ele subtraiu o cofre de um estabelecimento comercial. Já J., foi preso durante a Operação Osíris. Contra ele também havia um mandado de prisão por crime patrimonial. O delegado destaca que eles não se manifestaram sobre os casos, reservando-se ao direito de falar somente em juízo.


Outros destaques da edição 8541 do Jornal da Manhã:

» ESPORTE: Criciúma vence o Boa e reassume a liderança

» POLÍTICA: Início do pleito é marcado por brigas na Justiça