logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 29/12/2010 | 10:47

Comerciantes pedem segurança no Rincão

Especial de Amanda Tesman, do Jornal A Cidade

Compartilhar:

Os comerciantes estão preocupados com a falta de segurança no Balneário Rincão. O motivo é a quantidade registrada de furtos e assaltos. Para Otacílio da Gama de Lima, que trabalha na sorveteria que foi assaltada na última semana, a falta de policiamento na área central do distrito é um dos principais problemas.

“Está cada vez pior. E sempre se agrava nessa época do ano, que vai de novembro a março”, conta a vendedora de uma ótica na praia, Célia Peres Garcia, que no ano passado também foi assaltada. “A vigilância foi deixada de lado”, avalia. Otacílio ainda conta que o policiamento no Centro aumentou após o roubo, mesmo assim está longe do ideal. “Não há policiamento nessa região”, comenta ressaltando que os policias passam durante o dia, porém à noite isto não acontece com frequência.

“É a oportunidade que temos para arrecadar mais. Sem falar que é praia, não tem como fecharmos antes”, destaca Otacílio, que nos finais de semana fica com a sorveteria aberta até as 4h. “A gente fica apreensivo qualquer pessoa que entra na loja ficamos com medo”, conta Célia.

Os comerciantes ainda afirmam que em uma reunião com o subprefeito Jairo Custódio, a questão da falta de segurança foi levantada, porém, pouca importância foi manifestada. “Chamaram os comerciantes para uma reunião, só que o assunto principal foi os vendedores ambulantes, quando manifestei sobre a segurança pouco se importaram”, comenta Gama, que por ironia do destino acabou sendo assaltado dias depois.

ESTRUTURA: A vendedora Célia Peres Garcia, acredita que os comerciantes teriam mais segurança se fosse implantado um posto policial no centro do distrito, próximo ao comércio. De acordo com o major Padilha, da Polícia Militar, a Administração MNunicipal se responsabilizou em disponibilizar três postos estratégicos para auxiliar no policiamento no Balneário. Porém, até o momento isto não aconteceu.

“Nós cumprimos com o nosso compromisso que era iniciar a operação veraneio no dia 17”, ressalta Padilha. “Isso dificulta o nosso trabalho, pois, sem postos, só temos como fazer o policiamento em rondas”, ressalta o major. No entanto, o subprefeito Jairo Custódio comenta que apenas um posto será disponibilizado. “Um posto policial será implantado próximo à arena de eventos, no centro da praia, esta semana”, enfatiza.

Já em relação ao outro posto Jairo afirma que não foi comentado sobre isso, mas que futuramente poderá ser instalado. Enquanto isso, a orientação do Major é que os comerciantes procurem o Capitão Valdeci, que está atuando na praia, para conversar. “Assim ele poderá direcionar o policiamento para as áreas que mais necessitam”, comenta.


Na edição 48 do Jornal A Cidade você também confere:

Jornal A Cidade

» SEGURANÇA: Operação Veraneio da Polícia Civil segue até março

» ECONOMIA: Comércio de Içara registra aumento de 10% nas vendas de Natal