logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Segurança | 29/03/2016 | 17:00

Congresso recebe medidas contra corrupção

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Mais de 500 assinaturas coletadas pelo Grupo Autônomo de Educação e Combate a Corrupção de Içara em parceria com o Ministério Público do Estado foram entregues ao Congresso Nacional nesta terça-feira, dia 29. Em todo o país a campanha por 10 medidas contra a corrupção somou ao todo 1,5 milhão de adesões para mais eficiência na gestão pública e rigor contra atos ilícitos através de 20 anteprojetos de lei elaborados pelo Ministério Público Federal.

"Nossa função é auxiliar a sociedade içarense contra a corrupção", ressalta a voluntária Júlia Helena Lima. Além de coletar assinaturas, o Gaecci trabalhou a conscientização dos jovens nas escolas ao longo do último ano. Entre as propostas defendidas pela campanha nacional está criminalizar o enriquecimento ilícito e o caixa dois, aumentar as penas, reformar o sistema de prescrição, responsabilizar os partidos, estabelecer a prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado e recuperar o lucro derivado do crime.

"Apesar dos esforços das instituições, ainda vemos muitas injustiças e impunidade a corruptos por circunstâncias contidas na lei. Logo, é necessária essa reforma pontual na legislação para aprimorar os instrumentos de atuação", indica o promotor estadual na comarca de Içara, Marcus Vinicius Faria Ribeiro. Segundo ele, as medidas propostas trabalharão o "aspecto preventivo, com educação, como também na aplicação de medidas mais efetivas, menos burocráticas, para responsabilização de criminosos e corruptos".