Segurança | 21/08/2013 | 18:08
Conseg de Içara busca exemplo em Turvo
Lucas Lemos com informações da assessoria de imprensa
Compartilhar:
As ações já experimentadas pelo Conselho Comunitário de Segurança de Turvo poderão servir de exemplo para Içara. Conforme o presidente Conseg, Celso Luiz da Silva, a intenção é aproveitar as ideias mais eficientes para garantir reflexos mais rápidos na sociedade. A primeira reunião entre os membros ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 21. Para buscar novas propostas, este mesmo contato será buscado também com Urussanga.
Segundo a vice-presidente em Turvo, Sandra Regina Blázius, em 10 anos de Conseg um dos casos de sucesso é a campanha "Desconfie, denuncie". Neste período o conselho também implantou atividades para evitar acidentes no trânsito e contra a exploração infantil. Tudo determinantemente com a mobilização da comunidade. "A nossa intenção é ser um elo", enaltece o presidente, Luzinei Marcon.
De acordo com o comandante da Polícia Militar local, tenente Marcelo Bertoncini Zanette, os reflexos dessa organização e das campanhas foram observados também em outras cidades. Turvo serve de exemplo ainda em ações da própria PM com a ronda comercial organizada junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas. O programa foi implantado pelo major André Luiz Dias de Mello quando era comandante no município. Atualmente em Içara, ele faz parte do Conseg e coordena o novamente o trabalho de aproximação.
“A principal consequência que notamos foi esta proximidade entre os lojistas e a Polícia Militar. Hoje temos o contato mais fácil e a confiabilidade nas informações também é maior”, coloca Luzinei. A reunião teve a participação também do soldado de Içara Hélio de Souza Nascimento, do soldado de Turvo Marcelo Picolo, secretária municipal de Saúde Cleonice Lima, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social Angeli Daros e a enfermeira Bárbara Simon.