logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 03/06/2011 | 19:04

Cosme Manique Barreto reassume a PM

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Após 15 anos longe de Içara, o tenente-coronel Cosme Manique Barreto retomou o comando da Polícia Militar de Içara nesta sexta-feira, dia 3. Todo o cerimonial ocorreu em frente da Guarnição. E, foi acompanhado pela tropa da cidade, pela banda do 28º Grupo de Artilharia de Combate do Exército, o comandante estadual da PM Nazareno Marcineiro e lideranças locais.

Conteúdo relacionado:
31/05/2011 » Confirmada a troca de comando na PM
26/03/2010 » Maciel assume Guarnição da PM


"Não se pouparam esforços nas mais diversas áreas, procurando vencer desafios que se apresentaram com profissionalismo e o crescente desenvolvimento da nossa Polícia Militar, com dedicação dos que amam esta profissão e por ela se sacrificam. Na verdade, não me coube ultrapassar integralmente todos os obstáculos. Grande parte das tarefas, todavia, consegui realizar de mãos dadas com os que se emanaram comigo nesta grande empreitada", despediu-se do cargo o tenente-coronel Adilton Maciel num discurso emocionado.

Quanto ao novo comandante, fica agora a tarefa de tratar da segurança de Içara e outras cidades abrangidas pela Guarnição Especial. Deverá ser na passagem de Cosme Manique Barreto pela cidade que um novo prédio será inaugurado aos policiais, na SC-444, em Vila São José. A construção está pronta. Faltam apenas os móveis. Caberá também a ele definir uma função para o prédio utilizado atualmente. “Possivelmente será destinado aos atendimentos de trânsito”, já avalia como opção.

Até então em Tubarão, o tenente-coronel teve passagem no comando também de Camboriú, Criciúma, Lages, Sombrio, Laguna e o presídio Santa Augusta. Em Içara, ficou de 1990 a 1996. “Desde que sai muita coisa mudou”, destaca. Por isso, deverá preparar um diagnóstico para então atuar no combate a criminalidade. Sobre isso, já pontua que tem como característica o rigor no trânsito.

Questionado sobre a proximidade com a comunidade, Cosme pondera que será um agente estimulador para que o policial militar dialogue com os cidadãos. Para ele, este entrosamento é fundamental para que se tenha conhecimento dos problemas enfrentados pela população. A mesma troca de informações será continuada com os Conselhos Comunitários de Segurança. “Os Consegs são muito eficientes quando utilizados sem fins políticos”, conclui.