Segurança | 20/05/2013 | 18:32
Creas cria grupo de apoio a mulheres
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Maria foi violentada por um conhecido dos pais aos 10 anos e ao formar a própria família a situação se repetiu então com a filha, desta vez, pela ação de um vizinho. São histórias como esta que mobilizam mulheres aos encontros no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Içara. São em média 20 casos por mês.
“O objetivo é o resgate a autoestima. É um espaço de troca de experiência, encorajamento, apoio. Todas de alguma forma tiveram algum direito violado que as afetou psicologicamente”, explica a psicóloga Luciane Jerônimo. “Elas têm medo, pois sofrem ameaças dos companheiros. Algumas ainda são dependentes financeiramente deles. A violência é tão danosa que faz com elas não acreditem que podem dar a volta por cima”, revela.
As reuniões ocorrem duas vezes por mês com o envolvimento de uma equipe de apoio a vítimas de violência. Participam ainda a coordenadora do centro de referência, Priscila Fernandes, a assistente social Daniela Militão e a estagiária em psicologia Maiara Zacarão. O serviço funciona na Rua Ergilio Carlos Colonetti, no Centro da cidade. O telefone é o (48) 3432-7247.