logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Segurança | 18/11/2016 | 07:00

De olho nos plugues para mais segurança

com informações de AtitudeCom

Compartilhar:

A compra de um novo eletrodoméstico nem sempre é bem-sucedida em consequência de algo indispensável: o plugue. A dificuldade muitas vezes ocorre por causa da incompatibilidade da tomada. “Seria uma atitude simpática de fabricantes e revendedores de eletrodomésticos e portáteis identificar claramente se o plugue da tomada do equipamento é de 10A ou 20A”, sugere o engenheiro eletricista do Programa Casa Segura do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), Hilton Moreno.

“Ampères representa a intensidade de uma corrente elétrica e o ideal é que ainda antes da compra essa informação seja dada ao consumidor. Quando esse não é o caso, para descobrir a corrente (popularmente chamada de amperagem) de um eletrodoméstico, basta dividir a potência (watts) pela tensão (volts)”, explica. Os plugues de 20A têm diâmetro maior e são mais usuais em eletrodomésticos de maior potência, como fritadeiras sem óleo, microondas, secadoras de roupas, aparelhos de ar-condicionado e ferros de passar roupas.

Em razão da diferença de diâmetro, não é possível encaixar plugues de 20A nas tomadas de 10A. Tentar forçar não é prudente, nem usar adaptadores. Além do risco de queima do adaptador, da tomada e do aparelho, há perigo de choque elétrico e de curto-circuito. “Os adaptadores poderão aquecer além de seu limite ao longo do tempo, derreter ou mesmo ser fonte de incêndios, causando danos ao imóvel e colocando em risco a integridade dos moradores da casa”, adverte.

Fiação:Em algumas situações específicas, a bitola dos fios que alimentam tomadas de 10A pode até ser a mesma de tomadas de 20A, mas isso não é uma regra fixa. Esse cálculo deve ser realizado caso a caso por um profissional qualificado.