Segurança | 22/02/2013 | 10:13
Delegacia fica sem policial responsável
Especial de João Zanini, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Com o fim da Operação Veraneio da Polícia Civil da Região Carbonífera, na tarde de quinta-feira, dia 21, alguns casos ficaram por ser esclarecidos pelo último delegado que comandou a delegacia do Balneário Rincão, Marcelo Viana. Dois assaltos e um homicídio não foram concluídos pelos membros da delegacia e, portanto, os inquéritos policiais instaurados não foram concluídos. Sendo assim, o delegado da comarca de Içara, único para atender aos mais de 50 mil habitantes do município, Rafael Marin Iasco, ficará também com a responsabilidade momentânea de apurar estes três casos, além dos inúmeros furtos que ocorreram durante a temporada.
O grande problema é que a delegacia içarense já possui um alto número de procedimentos a serem finalizados, como, por exemplo, os mais de 300 inquéritos policiais instaurados do ano passado para cá e que continuam com resolução pendente. “Com o término da Operação Veraneio, digamos que nasce o município Rincão. Porém, não há até o momento um escrivão e um responsável pela delegacia nomeados, o que fará com que todas as investigações sejam feitas pela comarca de Içara. Entretanto, é difícil ceder um escrivão daqui para cuidar dos casos de lá, a demanda é muito grande, aliás, como sempre foi”, afirma Iasco.
Na metade do ano passado, o delegado Fernando de Fáveri auxiliava Iasco com os flagrantes e procedimentos rotineiros da delegacia até que precisou se transferir para outra cidade, no Norte do Estado. Desde então, ninguém mais veio e Iasco voltou a ficar sozinho para atender à imensa demanda. Além do homicídio não elucidado, em que um homem foi encontrado dentro do porta-malas de um veículo às margens de uma rodovia do Balneário Rincão, Içara ainda possui quatro assassinatos para serem esclarecidos, mas falta efetivo.
Segundo o delegado regional da Amrec, Jorge Luiz Koch, o responsável pela delegacia do Balneário Rincão deve ser nomeado em breve. “Acredito que, em até 30 dias, saberemos quem vai comandar a delegacia da praia. Porém, o delegado que vai baixar os procedimentos será o Rafael, de Içara, assim como acontece em Cocal e em Morro da Fumaça, onde quem responde é Urussanga”, declara o delegado regional.
A indicação ainda não foi feita, devido a problemas, conforme diz, burocráticos e de ordem política. “Por enquanto vão trabalhar os dois policiais que já estão, o Klug e a Rozane, com mais um que vai chegar da academia nos próximos dias e mandarei para lá. O responsável preciso esperar o que dirá o secretário e o delegado geral”, conta o regional. A nomeação do responsável pela delegacia do novo município deve sair em até 30 dias. Enquanto isto, Içara cuidará, também, destes procedimentos de verão.
BALANÇO: A Polícia Civil do Balneário Rincão divulgou um balanço dos furtos que aconteceram durante os meses em que durou a Operação Veraneio. O que chamou a atenção foi o aumento considerável de ocorrências no mês de janeiro, que foi o pico do número de veranistas, contradizendo o que se fala: “quando a praia está vazia, as casas são mais invadidas”. Neste ano, foi diferente.
FURTOS POR MÊS: Novembro (19), Dezembro (49), Janeiro (104) e Fevereiro até 21/02 (49)
» ESPORTES: Paulo Comelli permanece no comando do Tigre
» POLÍTICA: Sessão do CriciúmaPrev na Câmara pode ser anulada