Segurança | 29/12/2013 | 12:49
Dicas para um verão mais seguro
com informações de Alexandre Lenzi, do Governo de SC
Compartilhar:
Vai à praia? Para garantir a segurança, a Polícia Civil de Santa Catarina dá algumas dicas. Uma delas é transitar com muito dinheiro. Joias também devem ficar em casa, assim como notebooks e tablets. Já os celulares devem ser carregados de forma discreta, preferencialmente em bolsos falsos. No carro, todos esses equipamentos e itens de valores devem ser guardados no porta-malas e não nos bancos. A mesma dica vale para malas e bolsas.
Em caso de perda dos documentos, o primeiro passo é fazer o registro do Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia da Polícia Civil. Para saber o endereço da delegacia mais próxima basta ligar para o número 181. O registro do BO é gratuito e também pode ser feito pela Internet. O BO vale como um documento oficial, com mesmo peso que uma carteira de identidade ou uma certidão de nascimento.
Sempre que for possível, é recomendável evitar andar desacompanhado por locais isolados e ou em horas avançadas. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita a dica é procurar o primeiro local habitado que encontrar e pedir ajuda. Ao parar em pontos de ônibus, a preferência deve ser então por locais de grande movimento, preferencialmente, aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais. No caso de um ataque, reagir pode significar o aumento na tensão e na agressividade.