Segurança | 17/04/2012 | 17:47
Estação da Mina 101 é arrombada
Lucas Lemos com informações de Bruna Borges, da Alfa Comunicação
Compartilhar:
A Estação de Tratamento de Efluentes da Mina 101 foi arrombada na madrugada desta terça-feira, dia 17. A informação foi repassada pela empresa através da assessoria de imprensa. Ainda de acordo com o comunicado, a tela que dá acesso ao pátio estava cortada. Além disso, foi encontrado um cadeado quebrado e a porta arrombada. Nada foi levado.
Conteúdo relacionado:
17/04/2012 » TJ mantém liminar contra Mina 101
"Por precaução, a empresa coletou amostras das águas que estão sendo tratadas, com receio de que tenham sido contaminadas, pois não vê motivos para um arrombamento sem roubo", coloca o texto. A manifestação das empresas Rio Deserto está junto com a nota oficial que trata do alvará do empreendimento em Santa Cruz. O documento foi suspenso no Tribunal de Justiça e a liminar acabou mantida após pedido de reconsideração analisado por Domingos Paludo.
"A Rio Deserto não concorda com as alegações do desembargador, baseada nas provas científicas produzidas após análise de profissionais do Ministério Público Federal, da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que afirmam que o secamento dos poços está diretamente ligado à estiagem na região e não tem relação alguma com a atividade mineradora. Nesse momento, a empresa encaminha o julgamento do agravo de instrumento pela Câmara do Tribunal de Justiça de Santa Catarina", relata.
2 – Segundo a análise do departamento jurídico da empresa, por não possuir o alvará de funcionamento, a Mina 101 não pode operar, ou seja, extrair o carvão do subsolo, gerando uma atividade produtiva. A falta deste documento não tem relação com a finalização da estrutura que continua sendo realizada, pois a empresa possui licença de instalação. Da mesma forma, o bombeamento das águas continua sendo realizado, caso contrário o empreendimento seria inundado, causando riscos à segurança dos funcionários e à própria estrutura da mina.
3 – Na madrugada desta terça-feira, 17, a Estação de Tratamento de Efluentes da Mina 101 foi arrombada, cortaram a tela que dá acesso ao pátio da empresa, quebraram o cadeado e arrombaram a porta do laboratório da mina, onde estão os dados de monitoramento das águas. Nada foi levado. Por precaução, a empresa coletou amostras das águas que estão sendo tratadas, com receio de que tenham sido contaminadas, pois não vê motivos para um arrombamento sem roubo.
4 – Um dos poços profundos que supostamente estava secando por culpa das atividades da Mina 101, na realidade estava tendo problemas por causa da bomba que o proprietário, o senhor Sidnei Galvão instalou, o problema ocorreu porque a bomba estava queimada. Após essa constatação, a Rio Deserto instalou uma nova bomba na propriedade do senhor Sidnei Galvão e a água voltou a jorrar no poço.