Muriel Albônico
Segurança | 04/04/2017 | 07:00
Estação propicia formação de neblina
Redação | com informações do DNIT-SC
Compartilhar:
A temporada de outono traz a formação de nevoeiros. Em consequência da redução da visibilidade, o evento climático requer atenção redobrada tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Com as temperaturas mais amenas, a formação de massa de neblina se torna mais comum em locais úmidos, elevados ou em planícies.
O tipo de nevoeiro mais comum que ocorre na BR-101 Sul é o de radiação, sem ventos e céu limpo durante a noite devido principalmente a plantações de arroz. Ao observar o fenômeno, o DNIT-SC e a Policia Rodoviária Federal (PRF) orientam o uso de luz baixa. A luz alta dos faróis ofusca a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário.
Com a umidade dos nevoeiros, os vidros dos veículos também ficam embaçados. Isto ocorre porque a temperatura interna é maior que externa. O recomendado é não fazer a limpeza usando apenas a mão. Para limpar o para-brisa, a recomendação é usar flanela. Se o nevoeiro estiver muito denso, a PRF recomenda estacionar num local seguro fora do acostamento.