Segurança | 05/07/2012 | 16:00
Faixa de pedestre: para quê existe?
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Garantir a segurança durante a travessia de rua. Essa é a função da faixa de pedestres, sinalização que existe nas ruas de todo o país. Mas, em Içara, parece que a maioria dos motoristas esquece da finalidade dela. Pelo menos essa é a opinião dos moradores que caminham pela cidade. Outra reclamação constante é a falta de manutenção.
Faixas apagadas e localizadas em lugares indevidos, essa é um dos maiores problemas. Situação que pode ser averiguada no centro da cidade. Na Rua Marcos Rovaris, próximo ao trilho, existe um cruzamento, onde há duas faixas – uma na transversal e outra na principal. Entretanto, ambas estão em péssimas condições de visibilidade. O que atrapalha os motoristas e, consequente, oferece riscos aos pedestres.
“Falta muito respeito e educação. No cruzamento perto do trilho na Marcos Rovaris, eu acredito que necessita de um semáforo. Ninguém parada pra gente passar. Temos que esperar todo o fluxo de carros diminuir, para poder atravessar. Qual a finalidade de uma faixa de pedestre então? Os motoristas têm que reavaliar suas atitudes”, diz a moradora Valdirene Santana.
Como em toda regra há sua exceção, dona Dulce da Silva de 65 anos, diz que é respeitada pelos motoristas e que o fator idade pesa muito nessa hora. Mas ela afirma, que ainda falta muita educação no trânsito. “Eu acho que há uma grande diferença na questão da idade. Eu que sou idosa, percebo que os motoristas são solícitos e param sempre quando precisam. Mas, em uma visão geral, pelo que vejo e ouço de outras pessoas, falta mais respeito. O pedestre deve ser respeitado independente de idade. Minha nota de 0 a 10 para os motoristas de Içara é 5”, relata.
Parar na faixa é uma obrigação do motorista e, quando desobedecida a lei, pode haver multa. De acordo com o Conselho de Trânsito Brasileiro (CTB) não dar preferência é considerada infração grave e o valor da multa pode chegar até R$191,53 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para o soldado Teixeira, da Polícia Militar de Içara, a fiscalização é intensa na cidade, contudo, devido à falta de manutenção, muitas vezes é difícil achar um culpado. “Há ainda muita campanha a ser feita em relação a educação. Entretanto, existem pontos em Içara que atrapalha a vida do motorista. Faixas apagas que só são percebidas quando o carro já está em cima dela. Nesse aspecto, fica difícil fazer uma fiscalização árdua”, pontua.
Mas a falta de sinalização adequada não é apenas o único problema levantado pelo soldado. Para Teixeira, ainda falta respeito daqueles que possuem veículos automotivos. “Educação. Acho que essa é a palavra que mais se encaixa. É preciso que os motoristas sejam educados e tenham consciência que parar na faixa de pedestre é obrigatório e evita possíveis acidentes. Atitude que deveria ser tomada não apenas porque existe lei, mas por questão diz respeito”, respalda.
Seu Lorival Valvassori é motorista há mais de quarenta anos e questiona outro fator importante; o respeito dos pedestres com os motoristas. ““Essa questão de faixa de pedestre e/ou sinalização, é muito mais ampla do que muitos imaginam. É dever do motorista parar para que o pedestre atravesse a rua. Mas é tarefa da administração municipal manter manutenção para que a sinalização esteja de acordo. E, também, assim como deve haver respeito do motorista, também deve existir do pedestre. Se existe a faixa de segurança, é para que ele atravesse por ela”, sintetiza.
Segundo o responsável pelo Setor de Trânsitos da Prefeitura Municipal de Içara, Eduardo de Mello, a manutenção das faixas está sendo realizada de maneira gradativa em todos os bairros da cidade. Muitas faixas, inclusive, se encontram apagas devido às obras que estão sendo feitas. Mello explica que há projeto tanto para limpeza, quanto para a criação de novas sinalizações.
“Diversas obras da Samae estão sendo realizadas e isso dificulta a limpeza. Há muito pós espalhado pelas ruas, o que acaba apagando um pouco a tintura das faixas. Mas estamos trabalhando com limpeza por toda a cidade. Assim como já estamos realizando a colocação de novas sinalizações”, explica.
A implantação de novas faixas começou a ser feita nos bairros mais distante. Já nas próximas semanas, os trabalhos passarão a ser realizados na área central de Içara. Contudo, existem alguns pontos que não serão alterados, porque há outro projeto para o local.
“Provavelmente na próxima semana já estaremos dando início na área central. Não é possível realizar tudo ao meso tempo, porque trabalhamos com uma equipe e ela estava espelhada pelos bairros realizando a manutenção. Em no máximo duas semanas, os trabalhos terão início no centro da cidade”, relata.
Já nos pontos considerados mais críticos, na Rua Marcos Rovaris e Rua Vitória, exite um projeto para que sejam instalados semáforos. A solicitação já vem sendo feita há tempos pelo setor de trânsito e a licitação deve sair em 60 dias. “Temos um projeto semafórico que deve ser licitado em 30 ou 60 dias. São ponto críticos e isso resolverá esse problema de recuo de faixas e fluxo de carros. Também será importante porque será implantado pela primeira vez o semáforo para pedestres na cidade”, sintetiza Mello.
Além das faixas e do semáforo, o projeto também está sendo feito direcionado à acessibilidade. A intenção é que 18 vagas sejam implantas em pontos estratégicos. “Também implantaremos rampas de acessos para deficientes físicos. A vagas preferências também serão implantadas em lugares onde há maior movimentação”, destaca o responsável pelo setor de trânsito.
Eduardo de Mello frisa que apesar de toda a sinalização, ainda falta respeito dos motoristas e fiscalização da polícia. “Essa questão da educação já é trabalhada nas escolas com diversas campanhas desenvolvidas pelo Detran. Fiscalizar o multar o motorista que não obedece a Lei deve ser uma obrigação da PM. E isso deve ser feito com mais frequência. Parece que muitos só obedecem, na base da pressão”, finaliza.
MOTORISTA - Ao dar passagem para o pedestre na faixa o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei. Sendo assim, sempre que chegar numa faixa, diminua a velocidade e preste atenção para ver se algum pedestre quer atravessar. Caso o pedestre estique a mão você deve parar, aguardar que ele cruze a faixa com segurança e depois siga em frente. (Fonte: Detran)
PEDESTRE - A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar, olhe bem para os dois lados e estique a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados. (Fonte: Detran)