Arquivo/Vanessa Mendes [Plantão Assessoria]
Segurança | 27/05/2021 | 11:25
Ferrovia alerta sobre práticas inadequadas em apoio ao Maio Amarelo
Entre as práticas que se tornaram mais comuns estão os registros de turistas sobre a ferrovia
Redação | com a colaboração de Daniela Goulart, da Plantão Assessoria
Compartilhar:
O mês de maio é tradicionalmente marcado pela campanha mundial de conscientização de segurança no trânsito, conhecida como Maio Amarelo. A iniciativa busca disseminar a boa convivência entre os usuários de diferentes meios de transporte para o alcance de um nobre objetivo: a segurança. Em apoio ao movimento e com foco na conscientização, a Ferrovia Tereza Cristina alerta sobre os riscos de caminhar, pedalar, fazer fotos, vídeos e outras ações, nos arredores da linha férrea.
“Sabemos que a ferrovia proporciona lindos cenários, mas não podemos permitir o turismo nessas áreas, por questões de segurança”, explica o engenheiro de segurança da FTC, André Guaresi. O acesso aos trilhos da Ferrovia para o transporte ferroviário de cargas é restrito aos colaboradores da FTC e ou empresas terceirizadas, que passam por um processo de integração e treinamentos para atuar nessas áreas. Ainda assim, eles acessam esses locais com veículo ferroviário ou, se necessário, rodoviário e, estacionam fora da faixa de segurança e usam equipamentos de proteção individual.
“Algumas pessoas têm entrado em contato para saber os horários em que o trem circula, para poder conhecer os locais. Ressaltamos que não podemos passar esse tipo de informação, pois trata-se de uma área de segurança, onde é proibida a presença de pessoas”, alerta. A Ferrovia Tereza Cristina reforça que, além dos trens de transporte de carga, circulam nos 164km de linha férrea trens e outros veículos de serviço, como também, trens turísticos operados pela Sociedade de Amigos da Locomotiva à Vapor (SALV), em qualquer horário do dia ou da noite e inclusive nos fins de semana e feriados.