Segurança | 08/08/2013 | 14:33
Guarnição promove e homenageia PMs
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Há quase 10 anos, Anderson Galdino Torres de Oliveira fazia ainda a primeira fase de Direito. Influenciado por colegas, resolveu tentar o concurso para Policial Militar. Aos 18 anos foi então se preparar em Florianópolis. Iniciou a carreira em Criciúma e após seis anos como soldado, resolveu avançar. A escolha foi pelo oficialato. Recém-formado em Direito e também empenhado ao estudo, passou em 10º lugar, concluiu o curso de Oficial e atualmente é o único içarense efetivo com a graduação.
"A promoção militar significa o reconhecimento pelo trabalho realizado durante um espaço de tempo, neste caso, especificamente, foram dois anos no posto de 2º Tenente, e agora, a ascensão ao posto de 1º tenente. Significa maior responsabilidade, pois, quanto maior for teu grau hierárquico, maior é a responsabilidade que tens sobre os que te acompanham", ressalta prestes a subir mais um grau carreira.
A motivação para ser militar Torres encontra em diferentes aspectos. Um dos pontos que destaca como incentivo é o reconhecimento da população e cita também o apoio dos colegas de Içara. “São, com toda certeza, os melhores do estado”. Além disso, garante também que encontrou na profissão a sua vocação. “Se não o fosse, não estaria na PM ainda. Se o policial não for apaixonado pelo que faz, não consegue perdurar por mais de dois anos”, garante.
“Me encoraja também o brilho nos olhos de uma criança quando vê um policial militar fardado e tem nele a figura de um herói. E é isto que considero que somos. Fizemos o que ninguém mais está disposto a fazer ou realizar, quer seja uma simples discussão de casal, quer seja uma perseguição e troca de tiros com criminosos inescrupulosos que não estão preocupados com a população, ou menos ainda, com a minha família”, sublinha.
Além do tenente Torres, a Guarnição Especial de Içara promoverá Gelson Alano de sargento para subtenente nesta sexta-feira, dia 9. A cerimônia acontecerá na Câmara Municipal de Içara a partir das 19h. Conforme o comandante da primeira companhia, 2º tenente Maycon Prudêncio Joaquim, o evento será uma oportunidade de demonstrar o reconhecimento que merecem estes policiais e de valorizar a categoria. As homenagens serão completadas pela apresentação dos destaques nos últimos 13 meses, além da entrega de uma placa para o gari que encontrou no Balneário Rincão uma pistola de calibre 380 com 17 munições e levou até a PM.