Segurança | 16/06/2016 | 11:00
Hoax: correntes e boatos na web
Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
Compartilhar:
Um boato - ou hoax - é uma mensagem que possui conteúdo curioso, apelativo, geralmente relacionado com pessoas famosas, crianças doentes, empresas importantes, órgãos governamentais ou algo que vai puxar seu pé à noite se não passar a mensagem para 10 pessoas. Mas basta ler com calma para identificar informações sem sentido e tentativas de golpes.
Conforme alertado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), o problema dos boatos e correntes é que eles se propagam pela boa vontade e solidariedade. E há uma grande tendência das pessoas confiarem no remetente, não verificar a procedência, nem a veracidade, e enviarem adiante.
Entre os diversos problemas, um hoax pode conter códigos maliciosos; espalhar desinformação; ocupar desnecessariamente espaço nas caixas de e-mail; comprometer a credibilidade e a reputação de pessoas ou entidades; além de aumentar o consumo de banda de rede. Para evitar, a dica mais básica é fazer uma pesquisa na Internet para localizar relatos e denúncias já feitas.