Segurança | 02/04/2014 | 20:12
Homicídio tentado resulta em condenação
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Devido ao golpe com uma espada contra Jerônimo Caetano, o réu NMM deverá cumprir seis anos e oito meses de reclusão inicialmente em regime semiaberto e ainda precisará pagar multa de R$ 10 mil para reparação de danos morais. Além da tentativa de homicídio qualificado, o réu foi condenado também pelo porte ilegal de arma. O crime analisado na sessão do Júri foi no dia 17 de julho de 2013 numa obra na Zona Sul do Balneário Rincão. Já a sentença foi definida no Fórum de Içara nesta última terça-feira, dia 1. Da decisão ainda cabe recurso.
“O motivo do crime foi o inadimplemento de uma suposta dívida pela vítima Jerônimo Caetano. O caráter de tal motivação foi reconhecido pelo Conselho de Sentença como circunstância qualificadora (motivo fútil), de modo que já está servindo para a adequação do fato ao tipo qualificado. Como consequência do crime, cabe considerar a lesão corporal sofrida pela vítima, no braço, em decorrência do golpe de espada. Além da lesão e da dor em si, bem como do dano estético, a vitima disse que ficou dois meses sem trabalhar”, coloca o juiz Fernando Dal Bó Martins.
Nos depoimentos, a defesa e a acusação apresentaram diferentes versões para o fato. O relato da vítima indicou que NMM empunhou uma espingarda calibre 32 para atingi-lo. No entanto, o filho de 12 anos ficou na frente e o tiro não funcionou. Em seguida NMM atingiu Jerônimo com uma espada. A arma dispensada foi pega pelo garoto e um disparo ainda acabou deflagrado no braço do réu. O acusado, por vez, colocou que Jerônimo e o filho o receberam já com instrumentos na mão. Após ser atingido, ele pegou a espada que trazia na bicicleta junto com utensílios de pesca. A espingarda teria sido retirada da mesma caixa então pela criança.