Lucas Lemos [Canal Içara]
Segurança | 25/08/2015 | 15:30
Içara terá grupo de apoio em desastres
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A criação do Grupo Municipal de Apoio em Desastres passou em primeira votação na Câmara Municipal de Içara na noite de segunda-feira, dia 24. O próximo passo agora será uma nova aprovação legislativa para que o projeto seja oficializado como lei. "O GMAD foi criado para ação direta nos desastres, com pessoas capacitadas a auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar no enfrentamento de situações adversas, como enchentes, incêndios e atendimento em emergências", detalha o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.
Os agentes municipais de apoio a desastres passarão por 100h de capacitação no Corpo de Bombeiros e terão as despesas com deslocamento e alimentação pagas quando forem acionados. Para fazer parte será preciso estar ativo como bombeiro comunitário e obter o conceito mínimo nas avaliações. O participante que cumprir a carga mínima mensal de atualização e os demais requisitos receberá também uma bolsa. O valor ainda será estabelecido por decreto.
Os participantes terão direito também a seguro de vida custeado com recursos municipais disponibilizados para o projeto. "Os alunos que receberem bolsa para capacitação ficarão à disposição do GMAD por três anos, se comprometendo a agir, de forma voluntária, nas ações coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Içara. Assim buscamos dar força e eficiência ao trabalho do Corpo de Bombeiros e à segurança dos munícipes no caso de desastres em nossa cidade", pontua o prefeito.