logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 18/12/2010 | 17:29

Já fez a revisão do veículo antes de viajar?

Kênia Pacheco - kenia.pacheco@canalicara.com

Compartilhar:

O índice de revisão feita em veículos no país é pequeno. E os dados não são tão importantes quando se sabe que a maioria dos motoristas brasileiros leva o carro na oficina somente quando ele apresenta problemas tão sérios que os impedem de rodar. Você também é assim? Pois não deve. A orientação é que pelo menos a cada cinco mil quilômetros rodados seja realizada uma revisão.

A informação é técnica, geral, e fundamental para qualquer veículo. Conforme Rafael Pacheco, gerente de uma loja de pneus autorizada, para um carro rodar com segurança, não adianta ter um pneu novo. O segredo é manter ainda a suspensão em bom estado, pois, segundo ele, tudo funciona em conjunto. É preciso que se faça a calibragem e, ainda, que seja analisado o estado da direção, da bucha de balança, do pivô, do terminal, o alinhamento do farol, a geometria, enfim, são várias as etapas e os cuidados para que o carro esteja 100% para pegar a estrada.

Também de acordo com Rafael, quando tudo é feito como se deve, um pneu pode durar até 80 mil quilômetros. Porém, sem cuidados e manutenção, não dura o suficiente e pode não chegar a 20 mil quilômetros, independente da marca do veículo que seja. Por isso, vale lembrar que quando o pneu apresenta danos visíveis deve ser trocado, porque no seu limite de rodagem ele não oferece segurança, não pára quando o motorista precisa e pode ser a causa de muitos acidentes.

E a falha pode não ser só de um pneu mal conservado. Quando os amortecedores estão comprometidos também deve haver uma revisão. Eles completam a função do pneu e quando não estão em dia, deixam o pneu escamado e fazem com que a firmeza que o motorista tem na direção fique ausente. Ou seja, a diferença é percebida pelo próprio motorista quando algo está fora do normal. Com isso, fica a certeza de que a escolha do pneu certo representa maior economia para o motorista e melhor desempenho para o veículo.