Segurança | 14/10/2010 | 15:28
Mapeamento aponta exploração de jovens
Amanda Tesman (Jornal A Cidade) - acidaderincao@gmail.com
Compartilhar:
Infelizmente não há muito que se comemorar nesta semana das crianças. Um relatório divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou 1,8 mil pontos nas rodovias federais brasileiras vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes. Somente em Santa Catarina, 77 locais foram identificados. Sendo que 46 estão em áreas urbanas e 31 em rurais.
No ranking nacional, o Estado encontra-se na 11ª posição. São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro lideram a lista. O estado que apresentou o menor índice foi a Amazônia, com apenas quatro pontos. A maior quantidade de pontos, 45,88%, está concentrada nos eixos das principais estradas que fazem a ligação entre as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, entre elas, as BRs 101 e 116.
A análise também foi divida por pontos de risco. No caso, o estado catarinense possui 28 pontos que são considerados críticos, 23 alto, 14 médio e dois baixo. Com estes dados será possível desenvolver estratégias de prevenção da exploração sexual das crianças e adolescentes. A quarta edição do levantamento foi efetuado entre os anos de 2009 e 2010.
Para ajudar na coleta de dados, cerca de 290 caminhoneiros responderam a um questionário, na qual cada trabalhador tinha que citar dois pontos vulneráveis. A partir do conhecimento deles da estrada, os profissionais apontaram as principais características dos pontos, como o tipo de estabelecimento, iluminação, vigilância, entre outros. A PRF também contribuiu com o mapeamento.
Na edição 39 do Jornal A Cidade você também confere:
» ECONOMIA: Sicred inaugura filial no Balneário Rincão
» SAÚDE: Médicos plantonistas do Hospital São Donato podem parar as atividades