logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Segurança | 18/05/2014 | 09:42

Meninas são as principais vítimas de abuso

com informações das assessorias

Compartilhar:

Somente em 2013 foram notificados 563 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Santa Catarina. Desse total, 85% ocorreram com meninas. Os números da Diretoria de Vigilância Epidemiológica servem de referência para a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes [18 de maio].

Desde 2009, é obrigatória a notificação e investigação dos casos de violência contra crianças e adolescentes pelas unidades de saúde. Os casos suspeitos ou confirmados devem ser encaminhados aos Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude ou Ministério Público. Mesmo assim, apenas 53,2% dos casos tiveram o devido encaminhamento desde então.

Em Içara, estudantes foram as ruas no último dia 12 pelo fim da violência com faixas, danças e canções. “Apresentar o problema publicamente é uma maneira de trabalharmos juntos para que o mesmo seja erradicado”, considera o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Denunciar também é o nosso papel”, complementa a secretária municipal de Assistência Social, Juci Fernandes.

DENUNCIE - Os casos de violência e exploração devem ser alertados aos órgãos competentes. O Conselho Tutelar, por exemplo, pode ser acionado pelos telefones (48) 3432-7668 ou no plantão com o 8477-8393. Há também o Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual com atendimento pelo telefone (48) 3432-7247. Outra opção é o Disque 100.