Segurança | 12/03/2011 | 10:47
Movimento cai, mas guarda-vidas continuam
Adriano Ghellere - adriano.ghellere@canalicara.com
Compartilhar:
A quantidade de banhistas no mar e nas lagoas já está reduzida. Ainda assim, os guarda-vidas responsáveis pela Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros permanecem ativos. A manutenção do serviço no Rincão até o próximo dia 20 ocorre diferentemente de Passo de Torres, onde o monitoramento encerra neste domingo, dia 13.
Conteúdo relacionado:
10/01/2011 » Guarda-vidas em novo endereço na Barra
09/11/2010 » Guarda vidas em treinamento para o verão
09/11/2010 » Postos dos guarda-vidas são recuperados
Em números, a Operação Veraneio 2009/2010 teve 21 mortes por afogamentos, sendo 14 em rios e lagoas. Já nesta temporada, foram três mortes, duas delas em rios ou lagoas e uma no mar. “A Operação foi muito positiva até o momento já que tivemos uma redução de 76% no numero de mortes por afogamentos no Litoral Sul. Foram três mortes, sendo duas delas registradas no feriadão de Carnaval”, destaca o coordenador da operação, capitão Alexandre Vieira.
Ainda segundo o militar, três fatores contribuíram para a redução dos casos de afogamentos: sinalização ampliada em toda orla, as condições climáticas e o aumento no efetivo. Ao todo, as praias do Balneário Rincão, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres tiveram contratados 160 guarda-vidas. Isto significa 40 pessoas a mais do que na temporada anterior.
“Foram poucos finais de semana com tempo bom e neste ano contamos com muitos guarda-vidas. A procura de candidatos foi grande contribuindo ainda mais para os trabalhos”, destaca Alexandre. Também conforme ele, para o próximo verão a expectativa é para o inicio de temporada mais cedo. “Se o governo aceitar e liberar recursos, iniciaremos a Operação Veraneio no dia 15 de novembro”, finaliza o capitão.