Segurança | 11/11/2010 | 12:41
MP instala serviço de inteligência no Sul
Fernanda Zampoli - fernanda.zampoli@canalicara.com
Compartilhar:
Investigar os crimes mais complexos de maior repercussão na região. Este é o objetivo da Coordenadoria Regional de Investigações Especiais de Criciúma, que foi instalada na quarta-feira, dia 10. Sob o comando do Promotor Eduardo Paladino, estarão integrados nos trabalhos o Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. E, conforme o promotor, será de competência do novo órgão coibir os crimes organizados, grandes sonegações fiscais e todas as grandes ações que de alguma forma atinjam a sociedade.
“É para qualquer tipo de crime que envolva a criminalidade organizada. As demandas serão encaminhadas pelos promotores de justiça. Serão trocadas informações com a polícia civil e militar”, enfatizou Eduardo. A prisão da quadrilha que tentou o assalto a caixas eletrônicos de um banco de Forquilhinha neste ano, foi um dos exemplos do tipo de crime que terá a atuação do núcleo. “Os policiais civis e militares que compõem a equipe trabalharam naquele caso que resultou na prisão de quatro quadrilheiros especializados em caixas eletrônicos de bancos e que atuavam em todo o estado”, destacou.
A Coordenadoria de Investigações Especiais atuará num território que compreende os municípios de Garopaba a Passo de Torres. Toda a frente dos trabalhos estará a cargo do delgado Airton Ferreira, que atuava na Central de Polícia de Criciúma. “Airton é um profissional dos mais competentes e sérios. Seus trabalhos tem o reconhecimento, não apenas do judiciário, mas como de toda a comunidade. Ficamos contentes com a integração dele e dos demais policiais, que com certeza trará bons frutos”, sublinhou.
Ainda fazem parte da equipe o Agente da Polícia Civil, Arno Della Giustina, além de três policiais do 19º Batalhão de Araranguá e um do 9º Batalhão de Criciúma. A solenidade de inauguração dos trabalhos da Coordenadoria Regional de Investigações Especiais de Criciúma, que aconteceu no Salão de Júri do Fórum, contou com participação do Secretário de Segurança Pública do Estado, André Mendes da Silveira. Esta é a terceira região do Estado a receber o serviço. As demais coordenadorias estão localizadas em Joinville e Chapecó.