Segurança | 05/12/2010 | 15:22
Natal: Especialista alerta sobre enfeites
Fernanda Zampoli - fernanda.zampoli@canalicara.com
Compartilhar:
Não há como negar que cada tipo de decoração contribui para a sensação da magia do Natal. Por todos os cantos, o colorido e os pontos de luz prendem a atenção e de alguma forma despertam emoções peculiares a data. Contudo é preciso atenção na hora de montar as decorações com enfeites elétricos. Se por um lado eles dão aquele toque especial deixando as festividades mais bonitas, por outro podem representar dor de cabeça.
O mal uso de itens como as luzes pisca-pisca instaladas em árvores de decoração ou arranjos em locais inadequados são capazes de provocar incêndios e pôr vidas em riscos. Para evitar que a instalação e a operação dos adereços de iluminação natalina sejam causa de acidentes, choques elétricos e curtos-circuitos, o engenheiro eletrecista Rogers Feltrin, alerta para alguns cuidados.
“É importante não deixar pontos elétricos sem isolação ou com fuga, evitar que os condutores estejam ao alcance de animais (domésticos) ou ainda rentes a solo alagável sem proteção e fixação com pregos entre os fios, porque podem danificar o isolamento ao pregar”, destaca o especialista. Ainda segundo o engenheiro, é preciso também cuidar para não deixar pontos quentes (inclusive lâmpadas que aqueçam) próximos ou em contato com vegetação seca, além de não passar condutores elétricos desprotegidos por trajetos de automóveis, grades ou cercas metálicas pois podem causar choque elétrico e curto-circuito.
Também conforme Roger, entre os erros mais frequentes cometidos na hora da instalação destes adereços está o uso de benjamins (TEE´s) para conectar vários itens no mesmo ponto de tomada elétrica, ou ainda para fazer ramificações dos condutores (fiação, cabeamento), principalmente em ambientes externos ou internos com acessibilidade fácil para crianças e contatos acidentais. “Não alimentar os equipamentos na tensão correta (na nossa região 220 Volts é uma das tensões mais comuns), principalmente produtos de outras regiões ou países. Não atender as normas técnicas e realizar os chamados provisórios que por vezes acabam ficando, também são comuns”, destaca.
DICAS DE UM ESPECIALISTA PARA A DECORAÇÃO NATALINA:
- Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;
- Tenha cuidado para não sobrecarregar as tomadas;
- Não deixe crianças e animais sozinhos perto dos enfeites e das luzes de Natal;
- Emendas de fiação devem ser protegidas com fita isolante adequada, não utilize fita adesiva plástica, fita crepe ou semelhante, pois favorece a passagem de corrente elétrica e pode causar curtos circuitos, iniciar incêndios e causar acidentes com terceiros. Emendas mal feita, com isolamento insuficiente, pode causar aquecimento, acarretando aumento de consumo de energia;
- A instalação elétrica na área externa não deve ser feita em dia de chuva ou com o gramado molhado;
- Em casos de decorações de Natal de grande porte, em fachadas, com potência mais elevada, contrate serviço de um profissional (engenheiro, técnico ou eletricista) para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada. No caso de fachada, verifique a proximidade com a rede de energia, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos;
Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
- Se os itens forem reaproveitados de anos anteriores, faça a manutenção antes de instalá-los.